Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Jornada dupla: confira dicas para conciliar trabalho e estudos durante o retorno às aulas!

É possível organizar a vida dupla e ser produtivo no trabalho e estudos. Continue a leitura e fique por dentro de nossas dicas!
Rebeca Ângelis Por: 16/02/2022 - 17:35
Quem tem um emprego em período integral ou um estágio precisa dar conta das horas de trabalho e do tempo extra. São gastos com deslocamento e atividades levadas para casa. Com isso, ter uma rotina organizada e ainda conseguir um período livre para fazer atividades da graduação escolhida, evitando o cansaço físico e mental são os principais desafios de quem precisa conciliar uma vida dupla.
Devido à intensidade dessa jornada muitas pessoas acabam desistindo do sonho de ter uma formação superior. Para te ajudar a não precisar abrir mão do seu futuro, reunimos uma série de dicas sobre como conciliar trabalhos e estudos. Confira!
 
1- Comece criando seu cronograma semanal
Para conseguir conciliar o seu trabalho com a sua rotina de estudos, é muito importante que você monte um cronograma de atividades semanalmente. Por isso, separe pelo menos 30 minutos de seu tempo para estabelecer sua rotina diária.
O cronograma te ajuda a ter maior controle sobre quais conteúdos você precisa estudar e também sobre as demandas que devem ser feitas no seu trabalho.
 
2-Estabeleça prioridades
 
Aliar tarefas do trabalho e da faculdade pode ser um processo difícil. Mas se você estabelece prioridades e enumera as demandas, tudo tende a ficar mais simples.
O que é mais importante: estudar para um simulado que acontecerá amanhã ou montar o PowerPoint de um projeto que deve ser apresentado na semana que vem?
Ao estabelecer suas prioridades, dê preferência às atividades mais urgentes e que demandam maior esforço. Dessa forma, você não perde nenhum prazo e consegue entregar tudo com qualidade.
 
3- Utilize aplicativos de produtividade
Existem ferramentas tecnológicas que você pode utilizar como aliadas para conciliar o trabalho com os estudos. Os aplicativos podem ajudar a gerenciar melhor o seu tempo, programar lembretes e ainda ter acesso a relatório automático sobre o seu desempenho.
Além disso, há também a possibilidade de criar um plano de estudo personalizado, considerando suas maiores dificuldades e capacidade de memorização de conteúdos.
 
4- Evite fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo
Fazer diferentes tarefas simultaneamente dá a impressão de que você está ganhando tempo, mas a qualidade das entregas e do seu aprendizado tende a ficar comprometida.
Então não misture assuntos de trabalho com os seus estudos. Durante o seu expediente, evite, por exemplo, fazer resumos ou resolver exercícios sobre alguma disciplina.
 

Comentários