Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Isso é muito Black Mirror: a história do telégrafo ao smartphone

No Dia do Telefone, saiba como surgiu esse aparelho e compreenda sua evolução
Por: Henrique Nascimento 10/03/2018 - 10:16 - Atualizado em: 12/03/2018 - 11:17
Isso é muito Black Mirror: a história do telégrafo ao smartphone
O termo smartphone surgiu no ano 2000, mas os modelos de aparelho eram bem diferentes dos que conhecemos hoje.
Passar poucos minutos longe do smartphone pode ser um desafio para algumas pessoas. As informações que antes estavam em vários exemplares das enciclopédias Barsa, hoje, se encontram a alguns toques de distância. Muita coisa aconteceu desde as primeiras ligações telefônicas até os aplicativos de mensagem instantânea, fazendo com o que a tecnologia que temos hoje seja a versão da série Black Mirror dos nossos antepassados. Por isso, vamos lembrar um pouco do artefatos que permitiram que chegássemos onde estamos hoje, começando pelo telégrafo. 
 

Telégrafo1875 - 1876 | Do acidente com o telégrafo ao primeiro telefone

Não tem como falar do telefone sem falar de seu precursor, o telégrafo, equipamento criado no século dezoito para transmitir mensagens a pontos distantes. Em junho de 1875, Alexander Graham Bell, realizava experimentos com um telégrafo harmônico nos Estados Unidos, quando seu auxiliar, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som que foi ouvido por Bell do outro lado da linha.  A partir disso ele desenvolveu o telefone, patenteado a invenção em 1876. A primeira transmissão elétrica de uma mensagem completa ocorreu no mesmo ano em uma hospedaria em Boston. Bell ligou do sótão para o seu auxiliar que estava no térreo.
 

1877 | O telefone chega ao Brasil

Atualmente o estimado no Brasil é que exista cerca de um smartphone por habitante.¹ No entanto, a paixão do brasileiro pela telefonia data o ano de 1877, quando o Brasil se tornou o segundo país do mundo a ter uma linha telefônica. Dom Pedro II trouxe o aparelho telefônico para o Brasil após conhecer a invenção na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, instalando-o no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ainda no mesmo ano, a primeira linha telefônica foi estabelecida no Rio de Janeiro. Ela fazia a comunicação entre a loja O Grande Mágico, na Rua do Ouvidor, ao Quartel do Corpo de Bombeiros.
 

1881 | Primeira rede telefônica brasileira

Charles Paul Mackie, norte-americano, conseguiu autorização em 1879 para estabelecer uma rede telefônica em solo brasileiro. Dois anos depois, a Telephone Company of Brazil, propriedade de Mackie, entrou em funcionamento no Rio de Janeiro. Ainda em 1881, é lançada a primeira lista telefônica do Brasil. Nela, além dos dados das primeiras pessoas a possuir telefones, também estavam algumas instruções de uso do aparelho e da rede.
 

1935 | Instalada a telefonia pública

O primeiro telefone público foi instalado em 1935, ainda não eram orelhões, mas aparelhos que ficavam localizados em postos, bares e mercearias. A telefonia pública como é conhecida hoje através dos orelhões, só veio ser efetivada no ano de 1972.
 

1973 | Feita a primeira ligação por aparelho celular

Os Walk Talks, aparelhos de transmissão de mensagens de voz por frequência de rádio, são precursores do celular. A invenção do aparelho celular veio de uma disputa entre duas gigantes das telecomunicações norte-americanas, a AT&T, maior corporação de comunicação da época, e a Motorola, já conhecida por seus [NOME DO WALK TALK]. As duas disputavam por autorização governamental para usar parte das frequências da televisão para desenvolver uma tecnologia de telefonia móvel.
 
A AT&T tinha como projeto a implantação de telefones sem fio nos automóveis, já a Motorola, tentando ganhar a disputa, resolveu mostrar ao Governo que já possui uma tecnologia inovadora para uso e criou o primeiro celular portátil. A primeira ligação feita pelo aparelho foi uma afronta do engenheiro Martin Cooper, da Motorola, para Joel Engel, responsável pelo desenvolvimento do projeto da AT&T. Na conversa, Cooper fez questão de dizer a Engel que estava ligando de um aparelho celular da Motorola. No entanto, apenas 10 anos depois os celulares começaram a ser comercializados.
 

Você sabe porque o celular tem esse nome?

Uma curiosidade: o nome “aparelho celular” foi dado por conta do projeto da AT&T que dividia o sinal da rede telefônica da cidade em vários hexágonos, formando, graficamente uma rede de células. Algo muito parecido com as células de uma colméia.
 

1990 - 2000 | Da chegada do primeiro celular no Brasil até o smartphone

O Rio de Janeiro também é o primeiro local a receber tecnologia celular no ano de 1990. Os primeiro aparelhos tinham como função apenas a transmissão de voz. Dez anos depois, surge o termo smartphone, com o Ericsson R380. Antes dele, em 1994, foi comercializado o IBM Simon, primeiro aparelho que combinava agenda, calendário, e-mail e suportava a instalação de Apps. No entanto, no Brasil, o primeiro smartphone vendido foi o Kyocera QCP 6035 em 2001.
 

2007 | O primeiro iPhone e a popularização dos smartphones

A Apple levou cerca de dois anos e meio para desenvolver o smartphone com touchscreen, o iPhone. Desde o primeiro modelo, lançado em 2007, e dos aparelhos do mesmo segmento de outras marcas lançados em sequência, o smartphone foi popularizado mundialmente. No Brasil, segundo a consultoria da IDC Brasil, ainda em 2013, as vendas desse produto cresceram 120% em relação ao ano anterior. 
 
Por agregar em um único suporte tecnológico múltiplas funções, o smartphone proporcionou mudanças na relação dos usuários com atividades básicas do dia-a-dia. Se antes fazer ligações constituía a principal função dos aparelhos de telefonia, hoje, esse é só mais um ítem entre tantas possibilidades de uso. Com os apps é possível controlar sua agenda, seus horários, tirar fotos, gravar vídeos, acessar as redes sociais e enviar mensagens instantâneas. Quem diria que a invenção de Graham Bell alcançaria um modelo tecnológico tão fundamental para vida moderna?
 
Gostou de conhecer a história da telefonia? Conte nos comentários!
 
¹Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Comentários