Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


III Semana de Enfermagem contou com Cerimônia de Insígnias

O evento recebeu palestrantes de importantes instituições de saúde, como FioCruz, UNIRIO e INCA
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 21/05/2019 - 15:59
III Semana de Enfermagem
Atividades aconteceram entre os dias 16 e 20 de maio
Aconteceu, nos dias 16 e 20 de maio, na UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, a III Semana de Enfermagem, que contou com apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas e palestras ministradas por profissionais da FioCruz, UNIRIO e INCA.
 
O rito de acendimento e apagamento da lâmpada, símbolo da Enfermagem, é padrão em cerimônias oficiais da área pois faz referência à Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna. Ela utilizava tal objeto para iluminar os locais onde concentravam-se os pacientes deixados na Guerra da Criméia. Tal ato é uma recordação do cuidado de Florence.
 
Outro momento, um dos mais esperados, foi a Cerimônia de Insígnias, que funciona como uma espécie de passagem entre os alunos que concluíram o quarto período de Enfermagem para a fase de atuação em unidades de saúde. Ela tem o papel de destacar ao público uma imagem respeitável do profissional da enfermagem e, deste modo, dar visibilidade e status àquele estudante que está seguindo na carreira.
 
No último dia do evento, a UNIVERITAS recebeu a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Ana Lúcia Telles Fonseca, que destacou a importância do amor pela profissão. “Se não gostamos do que fazemos, não estamos no local certo. É comum não termos feriado, carnaval, Dia das Mães, mas estamos ali felizes por estarmos na carreira que escolhemos seguir. É uma condição sine qua non para atuar na Enfermagem”, relata.
 
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição, Carla Shubert, a cada edição, o evento tem sido aprimorado e apoiado pelos convidados que contribuem com sua presença. “Ficamos felizes com a presença dos familiares dos alunos na Cerimônia de Insígnias, por exemplo. É um sinal de suporte nesta nova fase que se inicia na vida destes alunos que tanto se dedicaram para a realização do evento”, conta Carla.

Comentários