Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Horse Center recebe alunos da UNIVERITAS Rio

O espaço é conceituado e respeitado, nacional e internacionalmente, em toda a Indústria de Cavalos
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 24/05/2019 - 10:36
Imagem mostra alunos observando o tratamento de um cavalo
Visita aconteceu no dia 21 de maio
Na última terça-feira (21), a Horse Center Laboratório e Clínica Veterinária, situada em Petrópolis/RJ, recebeu alunos do 5º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro. As aulas foram ministradas pelas professoras Andrea Barboza e Erica Bertha, sob coordenação de Alecsandra Sobreira, com a finalidade de fixar o conteúdo teórico referente aos exames semiológicos em grandes animais.
 
A Horse Center foi fundada em 1991 e oferece, desde então, atendimento de ponta a pacientes equinos de diversas raças e funcionalidades no que tange à clínica e cirurgia, além de oferecer exames complementares de imagem e laboratório de patologia clínica.
 
Na visão da professora Andrea Barboza, a visita técnica, pioneira no curso, possibilitou a interação de alunos e professores em situação de prática da medicina veterinária, facilitando a comunicação e consolidando o processo de aprendizagem. “Eles puderam entrar na área e observar o ambiente onde animais vivem, com o objetivo de obter informações que contribuem para a construção do raciocínio clínico, a partir de conteúdo básico das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Parasitologia, Bioquímica e como essas se apresentam como pré-requisito dentro da disciplina de Semiologia Veterinária, ministrada na atividade de campo. Também atuaram nas práticas semiológicas como preenchimento de ficha com resenha e anamnese e práticas físicas nos equinos e ovinos”, explica a professora.
 
Os alunos tiveram a oportunidade de observar casos em internação, além de acompanhar o encaminhamento de um animal em quadro grave de abdômen agudo e as decisões para a execução de uma eutanásia, um dos tópicos de difícil abordagem dentro da medicina veterinária. Além disso, conseguiram visualizar algumas das consequências da síndrome cólica e correlacionar com prováveis alterações observadas durante o exame clínico do animal. Ao fim, foram apresentados ao que há de mais moderno na medicina diagnóstica em veterinária, abrindo novos horizontes aos profissionais que serão em breve formados para o mercado de trabalho.
 

Comentários