Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Horas complementares: veja como cumprir a carga horária sem prejuízos à formação

Para conseguir o diploma, estudantes precisam de carga horária exigida pelas universidades e essas horas podem ser ocupadas com cursos e até com participação em eventos
Por: 29/12/2021 - 12:23
Freepik

Todo estudante, seja qual for a graduação, precisa preencher a grade de horário de atividades complementares para conseguir se formar. A maioria das universidades permite aos próprios alunos escolherem como vão ocupar esse tempo, que tem como objetivo principal fazer com que a formação se dê de maneira contínua, fora dos conteúdos previstos no currículo universitário, mas de uma maneira mais leve e independente. Elas podem ser ocupadas com estágios, palestras, cursos livres e participação em congressos, por exemplo!

 E quais os benefícios das horas complementares?

Para quem sabe aproveitar bem o período livre, as horas complementares podem ter diversas funções e ajudar e muita na sua formação profissional, podendo além de trazer conhecimento técnico, específico, conhecimento de mercado e até oportunidades de trabalho. O networking em um estágio, mesmo que voluntário, pode ser muito valioso para quem já quer sair da faculdade com bons relacionamentos na área!

 Consiga horas dentro da própria faculdade!

Ao longo de todo curso existem muitos eventos, congressos, feiras, apresentações as quais a recompensa é dada em carga horária complementar! Não fique de fora. Busque sempre participar das que mais se encaixam no seu perfil e fazer disso uma vantagem para seu desenvolvimento dentro do curso. Existem opções de monitoria, pesquisa e avaliação institucional, além de intercâmbio, que ajudam a somar pontos!

 Invista em cursos

Uma boa dica para completar a sua carga horária de horas complementares é fazer cursos seja capacitação, cursos livres, idiomas, tudo depende da sua área e do seu interesse. E o mais importante, é saber se a instituição emite certificação que possa ser utilizada na faculdade. Você ainda pode escolher se vai investir ou buscar por formação gratuita. 

Existem centenas de instituições online que oferecem oportunidades para quem busca esse tipo de conteúdo. Conheça 3 delas:

 Gokursos

Na plataforma de cursos do Ser Educacional o estudante tem a opção de escolher o pacote que mais cabe no seu bolso, entre áreas de conhecimento como tecnologia, exatas, negócios, saúde, educação. Todos eles são certificados, com aulas online e suporte para o que o aluno precisar. São planos a partir de R$29,90, com possibilidade até de comprar cursos ou cursar disciplinas de outras graduações individualmente, com facilidade de pagamento.  Para saber mais, clique aqui!

 Fundação Getúlio Vargas

No site da FGV o estudante encontra uma cartela com diversos curtos de curta e média duração, com opções gratuitas, para incluir na carga horária. Também aqui há possibilidade de escolher a área de conhecimento de acordo com seu interesse e todas as formações garantem certificação. Entre os mais buscados estão o de segurança digital, liderança e gestão participativa e planejamento e estratégia.  Para conhecer clique aqui.

 Rock Content

As redes sociais são impulsionadoras de negócios de todos os tipos. Isso é fato! E para os estudantes que querem entender como funcionam os mecanismos e o segredo do sucesso das pessoas e marcas bem sucedidas nas redes, uma estratégia é buscar conhecimento em marketing digital. A Universidade Rock Content oferece cursos gratuitos e com certificados para quem quiser. As cargas horárias variam de 5:29 até 00:44, tanto para nível iniciante quanto para intermediário. Além de opções mais rebuscadas com preços que variam de acordo com o conteúdo escolhido. Saiba mais!

 

Comentários