Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Hoje é o Dia do Fotógrafo, o profissional que usa a técnica em função da emoção

A data de 8 de janeiro é dedicada aqueles que comunicam através das imagens
Por: Paula Brasileiro 06/01/2017 - 17:00 - Atualizado em: 08/01/2017 - 11:25
Hoje é dia daqueles que transformam luz em comunicação
Hoje é dia daqueles que transformam luz em comunicação

Dominar câmeras, lentes, filmes, enquadramentos, tratamento de imagens e a luz. Estas são habilidades próprias de um fotógrafo, o profissional da imagem. Porém, em seu trabalho, estes profissionais costumam ir além, agregando ao seu ofício a arte, criatividade e emoção. O dia 8 de janeiro é dedicado a eles que, através de seu olhar, retratam a vida e o mundo.

A data foi escolhida pois, segundo registros históricos, foi quando chegou ao Brasil, no ano de 1840, o primeiro Daguerreótipo - instrumento usado para criar fotografias à época. O equipamento veio encomendado por D. Pedro II e, por este motivo, ele é considerado o fotógrafo de número um no país. Ao longo dos séculos a arte e o ato de fotografar se modernizou e também se popularizou. Hoje, com a tecnologia digital, é possível encontrar câmeras das mais potentes até em aparelhos celulares e criar imagens está ao alcance de todos.

Com o aumento de possibilidades em termos de tecnologias e, consequentemente, trabalho, a área tornou-se bastante ampla e há vários segmentos em que um fotógrafo pode atuar. A dica, dada pelo professor de fotografia da UNG, Daniel Amaral, é se especializar: "Você não consegue abraçar todas as áreas. Você escolhe uma e foca nela. A gente se especializa para ter sempre clientes em determinado nicho", explica. Ele comenta que um dos segmentos que costuma dar um bom retorno, e em curto espaço de tempo, é o de eventos e casamentos.

Daniel, que é especialista em tratamento digital e fotografia de moda, sinaliza, também, que a escolha do caminho profissional geralmente passa pelo gosto pessoal e afinidades para depois chegar ao lado financeiro do ofício. Mas é enfático ao dizer que o segredo do sucesso é muito estudo: "Tem que estudar de tudo, conhecer bem o seu equipamento - coisa que abordamos muito no nosso curso - estudar arte, para depois aplicar isso em qualquer área." E, além de estar sempre pesquisando e ampliando o conhecimento, é importante estar atento ao que acontece a seu redor: "Tem que sempre se alinhar com o que há de mais moderno no mercado".

Aliado a todo o conhecimento e prática, outro fator indispensável para se tornar um bom fotógrafo é a sensibilidade. Afinal, para falar através da luz e da imagem, é preciso saber lidar com percepção e emoção, é aí que a fotografia toma seu sentido maior. Para o professor trabalhar com esta arte é o que lhe preenche: "Para mim é uma satisfação pessoal grande, e satisfação artística, também".

Confira, na galeria abaixo, um pouco do trabalho do professor Daniel. 
Galeria: 

Comentários