Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Hoje é o dia do engenheiro, o profissional que constrói a sociedade

Uma das profissões mais antigas do mundo também é, ainda, uma das mais procuradas pelos jovens
Por: Paula Brasileiro 11/12/2016 - 08:00 - Atualizado em: 11/12/2016 - 10:03
Dia do Engenheiro 11 de dezembro
Você conhece a profissão de engenheiro?
 
Eles unem seus conhecimentos matemáticos e científicos à criatividade para construir e aperfeiçoar utilidades como máquinas, materiais, estruturas, aparelhos e até mesmo sistemas e processos. Desde o princípio do mundo, com o surgimento das primeiras civilizações, os homens já fabricavam utensílios e mecanismos para sobreviver ao seu meio e, vem daí, o início da história desta profissão. Os engenheiros são alguns dos responsáveis pelo crescimento e manutenção da sociedade e, hoje, 11 de dezembro, é celebrado o seu dia.  
 
A área iniciou-se pela Engenharia Civil, mas com o crescimento e desenvolvimento social em todo o mundo, a necessidade da atuação de engenheiros em outros segmentos foi ampliada. Atualmente, são mais de 30 suas especialidades, como mecânica, metalurgia, computação, ambiental e de alimentos, entre outras. No Brasil, a regulamentação do exercício da profissão foi promulgada no dia 11 de dezembro de 1933. Por este motivo, a data foi escolhida como o dia de homenagear seus profissionais. 
 
Para se tornar engenheiro, é preciso graduar-se em curso superior com duração média de cinco anos. Na faculdade, o futuro profissional vai estudar matérias como matemática, química, física e cálculo, entre outras mais específicas, a depender da área de atuação desejada. O curso é um dos mais procurados nas diversas universidades do país e, por ano, saem cerca de 40 mil novos profissionais de todas elas, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). “No Brasil, existem cinco engenheiros para cada um milhão de pessoas. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, este número chega a 20. Então ainda tem bastante espaço”, diz o coordenador do curso de Engenharia Civil da UNG, Rafael Silva Garcia. 
 
O docente atribui o sucesso desta graduação, entre os estudantes, à amplitude do curso que os prepara para trabalhar nas mais diversas carreiras: “Todas as empresas buscam engenheiros, mesmo as que não tenham a engenharia como produto final”. Rafael justifica esta necessidade falando sobre a importância do ofício: “Se agente pensar, todo desenvolvimento social tem a mão do engenheiro, carros, prédios, pontes…” Para o professor, uma das maiores realizações da profissão é ver os outros usufruindo de suas criações: “O melhor é se deparar com as pessoas que utilizam a tecnologia criada em seu benefício e verificar que suas vidas foram mudadas por estas criações”.

Comentários