Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Gestores ambientais e o desafio de controlar a poluição

Eles são os profissionais responsáveis por aplicar as ações que minimizam os efeitos dos agentes poluentes
Por: Paula Brasileiro 02/08/2017 - 17:36 - Atualizado em: 23/08/2017 - 14:06
No mundo moderno, a quantidade de resíduos poluentes liberados nos espaços é cada vez maior
No mundo moderno, a quantidade de resíduos poluentes liberados nos espaços é cada vez maior

Toda atividade ou agente que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas ou químicas de um ecossistema, é chamado de poluição. No mundo moderno, em que o consumo cresce de maneira desenfreada, com uma grande profusão de indústrias e produção em larga escala, a quantidade de resíduos poluentes liberados nos espaços é cada vez maior. Só para se ter ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% de toda a população do planeta vive em lugares onde a qualidade do ar está fora dos padrões desejados.

As consequências de um ambiente poluído podem ser vistas e sentidas pelo ser humano em larga escala. A poluição gera problemas como alterações nas taxas de natalidade e mortalidade das populações, morte de rios e lagos, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuvas ácidas, mutações genéticas, propagação de doenças infecciosas e neuropsíquicas e, até mesmo, surdez.  

Gestor ambiental

Diante tamanha problemática é imprescindível a atuação do gestor ambiental. É ele quem pode identificar os agentes poluentes, quantificá-los e aplicar as ações necessárias para que haja um controle da poluição. Seu trabalho é encontrar soluções que sejam capazes de minimizar os efeitos nocivos desses agentes.

O grande desafio desse profissional é que essas soluções devem beneficiar o meio ambiente sem deixar de atender aos interesses empresariais. Elas podem ser tanto uma tecnologia de remediação quanto de controle no final do processo e é necessária uma análise prévia para que uma delas seja escolhida.

Controle de poluição

Uma tecnologia de remediação tem o papel de minimizar um problema ambiental já ocorrido. Através de técnicas específicas é possível realizar a descontaminação do solo ou a recuperação de uma área contaminada por algum agente poluente.

Já a outra maneira de se controlar a poluição se dá pelo uso de indicadores. Eles detectam o acúmulo de poluentes para que sejam aplicadas técnicas que possam suavizar os efeitos da poluição.

Quanto custa?

A depender do tipo e quantidade dos poluentes, essas tecnologias usadas no controle da poluição podem ser bem caras e complexas. Esse controle, geralmente, eleva os custos de produção sem necessariamente agregar valor ao produto. Porém, as empresas que investem no cuidado com o meio ambiente acabam por se destacar no mercado, pela postura de responsabilidade social, além de contribuírem com a qualidade de vida de seus consumidores.

Gostou? Que tal conhecer um pouco mais osbre o curso de Gestão Ambiental? Clique aqui e confira

Comentários