Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


FliUNG reúne autores e editoras independentes em Guarulhos

Com entrada gratuita, 1ª edição do Festival Literário da UNG acontece nos dias 14 e 15 de abril
Assessoria de Comunicação Por: 03/04/2023 - 17:23
50 escritores da cidade e editoras independentes durante a 1ª edição do Festival Literário (FliUNG)
A Universidade Guarulhos (UNG) reúne, nos dias 14 e 15 de abril

Por: Aline Pinho

A Universidade Guarulhos (UNG) reúne, nos dias 14 e 15 de abril, 50 escritores da cidade e editoras independentes durante a 1ª edição do Festival Literário (FliUNG). Além de ser espaço para o fomento à leitura, o evento, com entrada gratuita, tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho de autores locais.

Para abrir a programação, dia 14, às 19h, o Festival recebe, em parceria com a Academia Guarulhense de Letras (AGL), o I Encontro Castelo Hanssen de Jornalistas Escritores. O evento é em homenagem ao poeta, escritor e jornalista Aristides Castelo Hanssen, membro da AGL e um dos fundadores do grupo literário Letraviva, falecido em 2020.

Durante o encontro, no Anfiteatro F, painéis serão mediados pelas jornalistas e escritoras Karla Maria e Fátima Gilioli. Os temas são "Livros-reportagem e a pesquisa acadêmica, possibilidades de ampliar vozes e realidades 'esquecidas', marginalizadas e apagadas da história", "Quando a realidade é matéria-prima da ficção (crônicas, contos e romances)", e "As tantas possibilidades de atuação do jornalismo na promoção da cultura, da literatura e da memória: livros corporativos, autoconhecimento, jornalismo cultural e o ghostwriter ampliam a atuação do jornalista”.

Já no dia 15, das 10h às 16h, o FliUNG contará com exposição de obras literárias em diversos gêneros, lançamentos e comercialização de livros, no saguão do prédio F. Os visitantes poderão ainda participar de um bate-papo com os escritores, das 13h às 16h. O prédio F está localizado na rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, 96, Vila Almeida, Guarulhos.

“Precisamos valorizar a literatura guarulhense. É uma grande satisfação para a UNG receber e promover espaços de diálogos com talentosos escritores da cidade e editoras independentes. Que os alunos, professores e toda a sociedade possam aproveitar a oportunidade em nosso campus e compartilhar conosco deste grande evento literário”, ressalta o reitor da Instituição, Yuri Neiman.

Para Karla Maria, membro da Academia Guarulhense de Letras (AGL) desde 2020, a homenagem ao jornalista Castelo Hanssen incentiva a leitura das obras literárias, o acesso à cultura e valoriza o bom jornalismo. "O encontro será um momento para dialogarmos com estudantes da UNG, futuros jornalistas, para que possamos voltar a valorizar e mostrar para a sociedade qual é o papel social do jornalista. Convido você a participar do bate-papo e do festival para trocar ideias e prestigiar as obras dos escritores guarulhenses e da região. Não há outro caminho para melhorar a nossa realidade e a do nosso País senão pela cultura, pela leitura", afirmou a jornalista autora de três livros-reportagem.

Confira a programação:

14/4 – I Encontro Castelo Hanssen de Jornalistas Escritores

19h40 – “Livros-reportagem e a pesquisa acadêmica, possibilidades de ampliar vozes e realidades 'esquecidas', marginalizadas e apagadas da história”

Mediação: Karla Maria

Participação:
Fátima Gilioli, Wagner Hilário, Mara Rovida, Wellington Alves e Carla Maio

20h40 – “Quando a realidade é matéria-prima da ficção (crônicas, contos e romances)”

Mediação: Fátima Gilioli

Participação:
Roberto Samuel, Gil Campos, Janethe Fontes e Roman Lopes

21h40 – "As tantas possibilidades de atuação do jornalismo na promoção da cultura, da literatura e da memória: livros corporativos, autoconhecimento, jornalismo cultural e o ghostwriter ampliam a atuação do jornalista”

Mediação: Karla Maria e Fátima Gilioli

Participação: Guto Tavares, Paulo Manso, Valdir Carleto e José Augusto Pinheiro

15/4 – Exposição e bate-papo com escritores

10h às 16h - Exposição de escritores e editoras

13h às 16h – Bate-papo com escritores

Comentários