Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


FIlmes para tratar os mais diversos preconceitos

O cinema aborda temas sérios para fazer arte. Confira essas dicas
Por: Paula Brasileiro 27/07/2017 - 12:00 - Atualizado em: 27/07/2017 - 12:00
Confira estas dicas de filmes que abordam diversos preconceitos
Confira estas dicas de filmes que abordam diversos preconceitos

O preconceito existe e ele se manifesta nas mais diversas formas dentro da sociedade. Alguns parecem mais difíceis de combater do que outros, mas todos se assemelham na crueldade e, sobretudo, urgência em serem exterminados. O cinema se vale do tema para lançar luz a feridas com as quais convivemos - muitas vezes sem nem perceber - e que precisamos tratar. Confira essas dicas de filmes que trazem o assunto.

 

 


Histórias Cruzadas

No estado americano do Mississipi, na década de 1960, a jovem Skeeter começa uma pesquisa, determinada a se tornar escritora. Ela passa a entrevistar as mulheres negras da sociedade que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

Preciosa: uma história de esperança

O longa retrata a história de Claireece Jones Precious, uma jovem violentada pelo pai, maltratada pela mãe e que precisa enfrentar diversos preconceitos por ser obesa, negra, mulher, pobre e ter um filho com Síndrome de Down.

Intocáveis

Philippe é um homem de alta classe que fica tetraplégico após sofrer um acidente. Precisando de cuidados especiais em casa, ele contrata Driss, um jovem negro de família pobre que apenas tinha a pretensão de obter um comprovante de comparecimento a uma entrevista de emprego. Os dois acabam desenvolvendo uma grande amizade após, juntos, enfrentarem muitas adversidades.

O jogo da imitação

Considerado o pai da ciência da computação e pioneiro nos avanços da inteligência artificial, o britânico Alan Turig teve de driblar o preconceito contra sua homossexualidade. O filme conta a história do cientista que sofreu até uma castração química durante a época da segunda guerra mundial.

Filadélfia

Estrelado por Tom Hanks, o filme mostra o preconceito sofrido por um homossexual que contraiu o HIV. Na trama, o advogado Andrew vai aos tribunais para processar o escritório onde trabalhava por tê-lo demitido ao descobrir ser portador do vírus.  

Gostou das dicas? Que tal aumentá-la com uma indicação sua? 

Comentários