Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Faculdade com nota 5 no MEC? Saiba o que isso significa

Por: 20/04/2023 - 17:05 - Atualizado em: 21/04/2023 - 09:00
William Fortunato/Pexels
É importante verificar a nota dada a IES

Escolher um curso de graduação é como uma investigação. Um momento que você precisa, cuidadosamente, buscar informações sobre o curso, a carreira profissional e também avaliar a instituição de ensino superior. Tudo isso para garantir que sua escolha vai resultar em uma trajetória que leva ao sucesso no mercado de trabalho. 

Por isso, verificar a nota dada a instituição de ensino superior ao curso que você tem interesse pode ser um bom método de avaliação. A nota do Ministério da Educação (MEC) nada mais é do que um conjunto de conceitos que servem para verificar e avaliar as condições de uma Instituição de Ensino Superior oferecer uma formação digna para seus estudantes. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi criado em 2004.

 

Para te ajudar, vamos entender o que cada nota significa das pontuações atribuídas pelo MEC. 

NOTA 1 E 2 - RENDIMENTO ABAIXO DA MÉDIA E MUITO INSATISFATÓRIO.

NOTA 3 - REQUISITOS MÍNIMOS ATENDIDOS PELA IES.

NOTA 4 - ACIMA DA MÉDIA, VAI ALÉM DO MÍNIMO EXIGIDO PELO MEC.

NOTA 5 - NOTA MÁXIMA! A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR POSSUI ÍNDICES DE EXCELÊNCIA E SERVE DE REFERÊNCIA PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES, POIS TEM CURSOS DE ALTO NÍVEL.

 

A avaliação e definição dos conceitos são mensurados a partir dos indicadores de qualidade do MEC, que são:

Índice Geral do Curso (IGC)

Que calcula a cada três anos e utiliza como critério a média de Conceito Preliminar do Curso (CPC) de cada instituição. 

 

Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Neste, o MEC avalia diferentes critérios para apresentar seu resultado. Para isso, são utilizados os resultados do Enade, avaliação da infraestrutura física, verificação dos recursos didáticos e pedagógicos, a titulação dos professores, entre outros.

 

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Faz uma análise da qualidade dos cursos superiores na IES, através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia os conhecimentos e habilidades dos discentes concluintes dos diferentes cursos de ensino superior. Aqui nossa avaliação está em dia e preparamos nossos estudantes para esse momento. 

 

Indicadores de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD)

Por último e não menos importante, o IDD aponta a média de qualidade do curso, apresentada pelo cálculo da diferença entre o desempenho dos estudantes concluintes com o desempenho dos estudantes que ainda vão concluir o curso. Assim garante a consistência da qualificação da IES. Fique de olho! 

Agora, vem cá, você já viu a nota da nossa instituição de ensino? Se não viu, confira aqui e venha fazer parte do corpo discente da Uninassau. Garanta um futuro com sucesso profissional! 

Comentários