Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Exclusivo: notícias indicam o que é preciso para ser um bom jornalista

No Dia do Jornalista, entenda quais características são necessárias para se dar bem nesta carreira
Por: Paula Brasileiro 07/04/2017 - 07:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 13:45
Confira o que é preciso para se dar bem na carreira de jornalista - sem perder o bom-humor
Confira o que é preciso para se dar bem na carreira de jornalista - sem perder o bom-humor

O jornalismo parece ser uma área fascinante. Relatar histórias, conhecer personagens interessantes e viajar o mundo em busca de furos de reportagem pode ser instigante. Mas, para se destacar na carreira são necessárias algumas características específicas. Neste dia 7 de abril, dia que celebra estes trabalhadores, confira - com bom humor - o que é necessário para ser um bom jornalista.

LEIA MAIS
10 filmes para inspirar futuros jornalistas
Admirável rádio novo
 

É preciso ter disponibilidade de horário

Jornalistas trabalham muito. Os horários podem avançar noite adentro ou até mesmo invadir aquele fim de semana ensolarado. É preciso se adaptar à carga horária extensa e, muitas vezes, inesperada.

Saber escolher as fontes

Jornalistas precisam de personagens e fontes para subsidiar suas matérias. Um bom profissional sabe escolher a pessoa certa para fazer a reportagem perfeita.

Saber lidar com o inusitado

A vida real não é uma ciência exata. O jornalista precisa saber lidar com fatos e situações inusitadas para não deixar seu leitor sem informação.

Entender um pouco sobre diagramação

Um jornal, ou até mesmo um portal on-line, tem suas regras de diagramação. É preciso entender um pouco sobre isso para adequar seu texto à formatação exigida.

Ser criativo

Nem todo dia haverá uma grande notícia ou um fato incrível a ser noticiado. Fatos corriqueiros também estão nos jornais diariamente e é preciso ter criatividade para falar sobre eles.

Saber outro idioma

É senso comum imaginar que jornalistas dominam a língua portuguesa. É verdade, eles sabem bastante da gramática de sua língua nativa, mas isso não é o suficiente. É importante entender, pelo menos, o básico de alguma língua estrangeira para não escorregar.

Ter jogo de cintura

Quando um repórter vai pra rua, ele não sabe exatamente o que vai encontrar. É preciso estar preparado para todo tipo de situação e de respostas. Ter jogo de cintura para lidar com o inesperado é quase obrigatório, sobretudo nos temidos 'ao-vivos' transmitidos pela televisão. Como nesta entrevista em que o garotinho deixou escapar um palavrão e acabou virando meme.

Ter atenção

A rotina é exaustiva e o trabalho intenso. Mas, em meio à correria do dia a dia, um bom jornalista deve manter-se sempre atento. São tantas informações e palavras que, um piscar de olhos, pode ser desastroso para o resultado final da matéria.

E você, já pensou em ser jornalista? Conta pra gente o que mais te fascina nesta profissão.

 

Comentários