Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Estudo de interações de proteínas é tema de artigo internacional escrito por brasileiro

Professor da UNIVERITAS tem artigo publicado na Revista Biomed Research International
Assessoria de Comunicação Por: 14/07/2021 - 15:52 - Atualizado em: 14/07/2021 - 11:55

Por Carlos Melo.

O professor de Ciências da Computação da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Artur Brandt, teve um artigo publicado pela revista “BioMed Research International”. O tema do artigo trata de uma combinação de técnicas para o estudo da interação molecular de peptídeos que são utilizados para ajudar no auxílio em diversas plataformas de vacinas.   

“Estudamos um importante fragmento de proteína (peptídeo) que é amplamente utilizado em diversas plataformas vacinais. Nosso trabalho indicou que há um mecanismo de ligação deste peptídeo com a proteína MHC (Major Histocompatibilty Complex – complexo principal de histocompatibilidade) que passa por estados progressivos de estabilidade de ligação. Apontamos que as regiões terminais do peptídeo (suas extremidades) agem como âncoras para a ligação com a proteína MHC. Além disso, para que o peptídeo possa se ligar à proteína deve ocorrer a abertura da fenda do MHC, permitindo a ligação do peptídeo ao seu interior.  
 
O modo como estas ligações ocorrem no meio celular não é completamente conhecido. O estudo feito pelo professor Artur contou com uma técnica computacional (simulação de dinâmica molecular) com uma técnica experimental (SPR - ressonância plasmônica de superfície) para estudar as interações. 
 
“Os resultados também indicaram que a ligação entre o peptídeo e o MHC no ambiente celular ocorre quando ambos estão há uma distância favorável para a ligação. A partir daí, este encontro pode evoluir para formar uma ligação estável entre o peptídeo e o MHC e este conjunto será apresentado na superfície da célula e iniciará a resposta imune do nosso organismo”.  
 
A BioMed Research International é uma revista científica de acesso aberto, cobrindo todos os aspectos das ciências biomédicas. Foi criado em 2001 como o Journal of Biomedicine and Biotechnology, com Abdelali Haoudi como primeiro editor-chefe. A revista obteve o título atual em 2013 e é publicada pela Hindawi Publishing Corporation. 
 
Acesse este link para conferir o artigo completo realizado pelo professor da Instituição.  
 
 

Comentários