Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Estudantes têm aula externa de cardápios clássicos

Coordenação do curso de Gastronomia promoveu passeio à casa de Rui Barbosa para exposição histórica de menus do século XIX
Por: 02/05/2017 - 16:03 - Atualizado em: 06/06/2017 - 11:26
Imagem mostra estudantes no museu
Os estudantes foram apresentados aos aspectos estéticos e gastronômicos dos cardápios da época
Imagem mostra cardápio do século XIX
A mostra “Cardápios Séculos XIX e XX” é composta por 26 documentos, preservados no arquivo de Rui Barbosa

Por Bruna Victória

Estudantes de Gastronomia da UNIVERITAS tiveram uma aula teórica fora do campus. Com o objetivo de repassar conhecimentos sobre a história da Gastronomia clássica no Brasil, a coordenação do curso encaminhou os alunos para o Museu Casa de Rui Barbosa, onde desde o dia 11 de abril, parte da coleção do arquivo de convites e cardápios do diplomata está exposta ao público.

A mostra “Cardápios Séculos XIX e XX” é composta por 26 documentos, preservados no arquivo de Rui Barbosa. Os registros feitos por meio de cardápios e fotografias desvendam os hábitos alimentares nos séculos XIX e XX – informações que são dadas aos discentes dentro da sala de aula e motivo que gerou o interesse da professora de levá-los à exposição.

Os estudantes foram apresentados aos aspectos estéticos e gastronômicos dos cardápios da época, bem como aos contextos dos almoços, jantares e banquetes de diversas ocasiões, como o cardápio do almoço ofertado pelo Jornal do Brasil para delegações de Brasil e de Portugal de 1907. Além dos nomes dos pratos servidos (em francês), o impresso tem fotos dos 19 convidados. 

Segundo a coordenadora de Gastronomia, Jacqueline Silva, aprender a história da Gastronomia Clássica Brasileira é fundamental para o aluno entender o comportamento e costumes do consumidor brasileiro nos dias de hoje: “Antes havia essa mania de guardar cardápios das refeições servidas em banquetes, como hoje as pessoas têm mania de fotografar as refeições com seus smartphones e postar nas redes sociais”, compara.

Serviço

Mostra Cardápios Séculos XIX e XX
De 11 de abril a 12 de maio - de terça a sexta-feira, 10h às 17h30
Museu Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro 
Entrada franca

Comentários