Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Estudantes da UNIVERITAS montam cartilha sobre os direitos dos idosos

Alunos do curso de Direito destrincham os benefícios concedidos pelo Estado e a importância deles para a qualidade de vida
Assessoria de comunicação Por: 28/09/2021 - 16:13 - Atualizado em: 29/09/2021 - 08:16
Estudantes da UNIVERITAS montam cartilha sobre os direitos dos idosos
Por Carlos Mello.
 
Em celebração ao Dia Nacional do Idoso, que acontece nesta sexta-feira (1º de outubro), os estudantes do curso de Direito da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro montaram uma cartilha apontando os direitos concedidos aos idosos. O Estatuto do Idoso representa um grande avanço na proteção jurídica de pessoas idosas, sendo fundamental que os beneficiados, assim como seus familiares, busquem informações a respeito para que consigam fazer valer os direitos adquiridos e melhorar a qualidade de vida.  
 
As principais situações colocadas em questão foram acessibilidade; direito de isenção de IPTU; denúncia de abusos e maus tratos; cartão de estacionamento; mercado de trabalho; e socialização como meio de promoção da saúde. Tudo isso foi analisado pelos estudantes para elaborar a cartilha como forma de informar aos idosos seus direitos.
 
A professora Priscila Lima Rosa, que acompanhou toda a montagem da cartilha, destacou a sua necessidade. “Ela é importante, pois, ao chegar na melhor idade, existem benefícios para facilitar a vida do idoso, além de possibilitar uma tutela específica do Estado para que ele não se encontre à mercê da sociedade. Essa proteção é de suma importância, uma vez que os idosos são considerados vulneráveis pela legislação”, apontou.  
 
O estudante de Direito do 8º período, Pedro Lima, que também participou da atividade, ressaltou a iniciativa e espera que os idosos possam ser mais valorizados. “Trabalhar esse assunto foi uma grande tarefa de reflexão, até porque, muitas vezes, os idosos são tratados como invisíveis perante à sociedade. Devemos eterna gratidão aos que nos deram amor, educação e continuam nos dando lições de vida todos os dias. Nesta data, nada mais justo do que alertar o público da melhor idade sobre os seus direitos, que constantemente são desconhecidos. A turma de Direito agradece à professora Priscila por ter proposto a pesquisa e a UNIVERITAS por proporcionar o espaço em comemoração do Dia do idoso”, destacou.  
 
Em 1º de outubro de 2003, quando o Brasil tinha 15 milhões de idosos, o estatuto trouxe, de forma inédita, princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos. Além disso, regulou direitos específicos para essa população. Agora, com uma pequena mudança, pessoas com mais de 65 anos podem ter os direitos adquiridos.  
 

Comentários