Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Estudante da UNG conquista cinturão de Muay Thai no Campeonato Nacional

Aline Ferreira venceu, em sua primeira disputa profissional, o Campeonato Brasileiro de Muay Thai da UAM Combat
Assessoria de Comunicação Por: Pâmela Vespoli 26/04/2017 - 14:49 - Atualizado em: 26/04/2017 - 14:50
atleta luta
Desde que se apaixonou pelo esporte, aos 19 anos, Aline sonhava em participar do Campeonato Nacional

Aline da Silva Ferreira, aluna do quinto semestre do curso de Educação Física da Universidade UNG, ganhou o Campeonato Brasileiro de Muay Thai da União das Artes Marciais Combat, que ocorreu no dia 23, na cidade de Cajamar, no estado de São Paulo. A atleta, em sua primeira competição profissional, conseguiu conquistar a vitória que garantirá a participação no Mundial.

Após enfrentar a vencedora mundial Cristiane Maria, na última disputa do Campeonato Brasileiro, Ferreira provou que as seis horas de treino diário foram fundamentais para voltar de Cajamar com o prêmio na mão e o sorriso no rosto. “A experiência foi a melhor possível. Pois enfrentei uma lutadora que foi campeã mundial, na Tailândia. Então, este cinturão tem o gostinho da Tailândia para mim”, comenta ela ao explicar que o Muay Thai é a arte marcial original do país, onde crianças de três anos já praticam o esporte.

A modalidade é dividida em três tempos com duração de três minutos. No primeiro round, a disputa resultou em empate. O técnico Cleiton Teixeira, conhecido como Mestre Tom, explica que o momento serviu para estudar as técnicas da adversária, observando suas movimentações. Já no segundo tempo, ela trabalhou o ataque e conseguiu se sobressair no combate. Para Tom, o grande segredo do último round foi a pressão psicológica que a atleta fez à opositora, ao demonstrar confiança em deixá-la se aproximar, baixando a guarda. “Foi uma surpresa para a Aline esse título, porque ela sabia que a menina foi campeã mundial. Então, o favoritismo era todo da adversária, todo mundo gritava o nome dela. Depois, quando começaram a chamar o nome da Aline, ela cresceu”, diz o técnico.

Desde que se apaixonou pelo esporte, aos 19 anos, Aline sonhava em participar do Campeonato Nacional. O resultado é fruto de muito esforço e dedicação. Durante o ano de preparo, ela abdicou de alguns prazeres para alcançar seu objetivo, deixou de comer frituras e carboidrato e passou a ter uma alimentação regrada, chegou a perder dez quilos em duas semanas. Seu treinamento era muito intenso, com corrida, natação, corda, musculação e outros exercícios diários. “Quando eu cheguei ao ringue, falei: esse prêmio vai ser meu, porque sei o quanto treinei. Teve dias que chorei, foi difícil. Mas valeu a pena”, relembra.

A escolha pela graduação foi motivada pelo amor ao esporte. Segundo a aluna, seu estudo proporcionou vantagens no treino, pois os conhecimentos adquiridos na universidade são praticados em casa e na academia, como os saltos de atletismo que a preparam para golpes de joelhada. Ferreira escolheu a Universidade UNG devido à qualidade do ensino e a valorização ao esporte.  “A UNG tem bastante atletas que levam o nome de Guarulhos. Ela tem excelentes profissionais, amo os professores daqui e estou adquirindo bastante conhecimento. Inclusive, neste semestre estou estudando a disciplina de lutas, vendo outras artes marciais e tendo outra visão”, comenta.

Segundo Lucila Silva, coordenadora do Departamento de Esportes, este é o objetivo da universidade. “O incentivo ao esporte é intencionado para ter oportunidades educativas e profissionais. Resultados como este são essenciais para mostrarmos o trabalho de seriedade que estamos desenvolvendo”, finaliza.

 

 

Comentários