Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Especialistas revelam como construir networking da forma correta

Rede de contatos é fundamental para os profissionais que buscam espaço no mercado de trabalho; veja como fazer as melhores conexões
Assessoria de Comunicação Por: 13/01/2023 - 10:17 - Atualizado em: 16/01/2023 - 15:26
Foto: Júlio Santos/GodigitalEdu
Público durante a edição 2022 do Godigital Festival, evento com grandes oportunidades de networking e negócios
por Yuri Euzébio
 
Não é segredo para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais conectado graças à revolução da internet. É a era das redes sociais, com aplicativos de mensagens e interações, onde até mesmo softwares colaborativos conectam pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. 
 
É dentro dessa perspectiva que se reforça a importância do networking, uma rede de contatos profissionais determinante para ajudar a impulsionar as carreiras profissionais e alavancar os negócios. Em 2016, a consultoria The Adler Group mostrou que, na época, 85% das vagas de trabalho eram preenchidas graças a indicações por meio de networking. 
 
De acordo com Fabi Assunção, consultora de Recursos Humanos e estrategista de carreiras, investir em networking é fundamental para todo e qualquer profissional, porque é uma das principais e mais eficientes estratégias de colocação no mercado. “Expandir a rede de contatos e trabalhar essa rede é potencializar oportunidades”, disse. 
 
E como é possível estabelecer uma rede de contatos? Para Fabi, o melhor jeito é conhecer a si e a sua área de trabalho. “De forma prioritária, para estabelecer o seu networking, é fundamental conhecer quem são essas pessoas que você se relaciona. É bom direcionar pela área de atuação, cargo semelhante e até expandir para pessoas que possam somar à sua trajetória”, indicou. Para a especialista, é importante definir prioridades na sua carreira para construir o seu networking. 
 
Saber fazer um networking sem incomodar as outras pessoas, sem levar a fama de inconveniente ou de interesseiro é crucial para solidificar uma carreira profissional a partir de uma rede de relacionamentos que deve ser alimentada durante toda a sua trajetória. Janine Calixto, psicóloga e especialista em Recursos Humanos, segue a mesma linha. “Importante saber fazer a gestão da própria carreira, que caminho você quer seguir para então saber com quais profissionais estabelecer conexões”, falou.  
 
Calixto reforça a ideia de que no mundo atual o networking é essencial. "Eu diria que o networking é como um pilar na carreira. Através do networking é possível alcançar os objetivos e expandir negócios”.  
 
Para quem busca fortalecer suas conexões, Fabi Assunção oferece uma dica que serve de alerta. “É importante fazer o cultivo da sua rede de contatos, sempre trocando, se relacionando, enfim, começar a fortalecer a relação sem necessariamente ter um objetivo final. É uma via de mão dupla, você precisa se doar”, alertou. Fabi garante também que a presença nas redes sociais é crucial para a realização de conexões importantes. 
 
Com o objetivo de mudar completamente sua vida, a pernambucana Lilian Mageski deixou o Recife, em 2007, e aterrissou nos Estados Unidos para buscar o seu sonho.  Ao saber das inúmeras dificuldades das imigrantes no mercado de trabalho americano, a fonoaudióloga de formação fechou as portas do seu consultório no Brasil e dedicou seu tempo para abrir portas de sucesso no exterior. Por causa disso, Lilian ficou conhecida como a Rainha do Networking e atualmente é presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras – AME, nos Estados Unidos.
 
Lilian está no time de palestrantes do Godigital Festival, maior evento de Marketing Digital e Empreendedorismo da América Latina, falando sobre empreendedorismo e networking. “Nesse evento, o networking que acontece é power, imperdível. São mais de 80 palestrantes renomados trazendo o melhor do marketing digital e do mundo dos negócios para você conhecer e trocar”, indicou. 
 
O Godigital Festival será realizado no Recife nos próximos dias 26, 27 e 28 de janeiro, com apoio da UNINASSAU. Além de Lilian, nomes como Gilberto Augusto, Joel Jota, Carlinhos Maia e Janguiê Diniz estão confirmados entre os palestrantes. As inscrições devem ser feitas no site do evento e os valores dos ingressos podem ser divididos em até 12 vezes.
 
O evento é uma realização da GodigitalEdu. A empresa é especializada na criação, desenvolvimento e lançamento de produtos digitais.

Comentários