Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Especialista destaca áreas e profissões em alta em 2022

Mercado está em constante transformação e os profissionais sempre precisam buscar aperfeiçoamento
Assessoria de comunicação Por: 17/11/2021 - 17:00 - Atualizado em: 17/11/2021 - 17:00
Especialista destaca áreas e profissões em alta em 2022
Por Aline Pinho.
 
Apesar da pandemia do coronavírus ter provocado aumento do desemprego e influenciado significativamente na desaceleração da economia, o mercado profissional tem apresentado áreas em ascensão. Quais são as profissões que têm ganhado destaque e prometem marcar forte presença no mercado em 2022?
 
Segundo a especialista em Gestão de Pessoas e coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Guarulhos (UNG), Regina Fernandes, o mercado de trabalho está em constante transformação e essa realidade faz com que os profissionais estejam em busca de aperfeiçoamento constante para que suas carreiras sejam de sucesso.
 
Em meio às mudanças, antes mesmo da pandemia, novas funções profissionais já surgiam, principalmente, nas áreas de Tecnologia, Marketing e Logística. Esses setores sempre foram muito importantes nas empresas e estão em constante atualização conforme as novas demandas do mercado. Atividades e profissões que estariam em alta em um futuro próximo se tornaram presentes e promissoras em menos de dois anos”, ressalta.
 
Regina destaca ainda que com o cenário incerto e o aumento da modalidade "remota", o profissional que está em busca de emprego ou uma recolocação precisará se requalificar ainda mais.
 
Entre as profissões que estarão em alta, de acordo com a especialistae que terão mais vagas em 2022 são:
 
Analista de Dados - com uma grande parte do país utilizando a modalidade on-line para realização de atividades profissionais e escolares, o Analista de Dados teve um grande destaque neste período pandêmico, pois com este profissional foi possível coletar, analisar e traças dados estatísticos de melhorias e otimizações de processos.
 
Desenvolvedor de Softwares - esse profissional é responsável por desenvolver programas que criam e implementam soluções de informática.
É sabido que mesmo após a era pós-pandemia, muitas empresas adotarão o sistema home office e programas especializados para atender a demanda de quem estiver trabalhando em casa.
 
Especialista em Marketing Digital - com o aumento expressivo das vendas on-line, esse especialista ganhou ainda mais espaço e tem sido muito procurado em diversos setores. O marketing digital tem como principal objetivo utilizar estratégias para divulgação e vendas de produtos e serviços através das redes sociais e sites especializados.
 
Especialista em Logística - Este especialista tem em suas atividades a responsabilidade de organizar e monitorar os processos logísticos que vão desde o recebimento de materiais até sua entrega final. O profissional ganhou uma fatia muito grande de mercado no período de pandemia, pois foi ele o responsável pela entrega de toda venda on-line realizada.
 
Especialista de E-commerce - responsável pelo comércio eletrônico e aumento da visibilidade de produtos e serviços eletronicamente.
O relacionamento com o cliente também é de responsabilidade deste especialista.
 
Engenheiro - esse profissional está sempre em ascensão. Com especialização em diversas áreas, ele é o responsável para encontrar soluções para problemas técnicos em estruturas, máquinas, aparelhos, além da inspeção , fiscalização e perícia.
 
Gestor Financeiro - responsável pelo controle do caixa da empresa, esse profissional foi durante a pandemia o encarregado por driblar as economias da empresa e ajustar seu caixa. Para este profissional, o período pós- pandemia será ainda de maior atenção, pois será ele o responsável em desenvolver a gestão estratégica financeira da empresa, pensando em manter sempre uma reserva para possíveis imprevistos como o vivido nos 02 últimos anos.
 
Turismólogo - com a retomada no setor de Turismo, o turismólogo terá novamente sua fatia de mercado garantida. Setores como hotéis, agências de turismo e eventos voltarão a contratar esses profissionais para garantir a satisfação de seus clientes.
 
Influencers Digitais - apesar de já existirem, os influencers digitais tiveram um grande destaque em 2021 e para 2022 as portas estarão novamente abertas. Os influencers Digitais como o nome sugere, é aquele capaz de influenciar o comportamento de alguém. Com intuito de aumentar suas vendas pelo e-commerce, as empresas têm muito interesse nestes profissionais que em algumas situações são responsáveis por um aumento significativo de suas vendas.
 

Por fim, a professora Regina Fernandes ressalta ainda o quanto é importante buscar capacitação e manter-se atualizado para que tenha mais desempenho nas habilidades. “Não basta apenas ter no currículo, é preciso mostrar isso para o mercado. O profissional deve ser proativo, pensar, agir e acreditar no seu poder de ação. Estamos na era da tecnologia, informação e do conhecimento, e viver esta fase exigem profissionais ainda melhores. Aprimorar-se, cuidar da saúde e adaptar-se rapidamente às mudanças serão o diferencial de qualquer profissional, de quaisquer áreas. Não basta ser bom, precisa ser excelente”, finaliza.

Comentários