Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


EPIs: saiba a importância e quem deve utilizar

Com a pandemia do novo coronavírus, várias dúvidas surgiram sobre a necessidade do uso de EPIs
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 03/04/2020 - 10:13 - Atualizado em: 06/04/2020 - 09:00
Imagem mostra mulher colocando luva
Quando o Covid-19 ainda era uma epidemia mais restrita à China, já estavam em falta Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que atendessem à demanda do número de infectados pela doença no gigante país asiático. A partir de então, ascendeu-se um alerta sobre a necessidade ou não do uso desses equipamentos para todas as pessoas.
 
De acordo com Carla Shubert, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, há uma confusão no tocante ao uso destes equipamentos. “É comum muitas pessoas que não estão doentes utilizarem as máscaras, que é um destes EPIs. Na verdade, as máscaras são apenas utilizadas por quem já está infectado, visando não disseminar o vírus a partir de gotículas expelidas por meio de tosses e espirros”, explica.
 
Além disso, com a eclosão da doença para todo o mundo, tornando-se uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que, mediante a falta de recursos, EPIs são prioridades de pessoas infectadas ou profissionais que estão na linha de frente em combate ao coronavírus, como médicos, enfermeiros, motoristas de ambulâncias, auxiliares de serviços gerais que atuam em hospitais, entre outros. Isso porque, além de proteger as equipes, esses equipamentos também asseguram que um médico contaminado e assintomático, por exemplo, transmita para outros pacientes.
 
Muito se fala do uso de máscaras cirúrgicas, mas elas não são os únicos EPIs. Há ainda óculos ou Face Shield, luvas, gorro e capote impermeável. A especialista ressalta que o uso efetivo seja o da máscara tipo N95 ou PFF2, para procedimentos que gerem aerossolização, como aspiração de vias aéreas por profissionais de saúde em pacientes infectados. É também interessante destacar a higienização das mãos com água e sabão como o mais efetivo e, quando não puder fazer isso, utilizar álcool gel 70%.

Comentários