Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Engenheiro alerta para cuidados com luzes na decoração de Natal

Professor da UNG dá dicas de instalação para evitar acidentes, como curto-circuito
Assessoria de Comunicação Por: 16/12/2021 - 10:33 - Atualizado em: 20/12/2021 - 19:19
por Aline Pinho
 
Com as proximidades das festas de fim de ano, as decorações com luzes e pisca-piscas ganham espaço e deixam ambientes com um toque bonito e criativo. Porém, é preciso ficar atento às instalações que vão dar cor e luz aos enfeites natalinos para evitar acidentes.
 
Segundo o engenheiro eletricista e professor da Universidade UNG, Renato Pivesso Franzin, o que parece ser um simples enfeite pode se tornar um perigo se não forem tomados os devidos cuidados com a eletricidade. O especialista orienta sobre a atenção que o consumidor precisa ter na hora de comprar o pisca-pisca.  
 
“Deve-se ficar atento ao uso dos pisca-piscas em locais externos, expostos as chuvas e umidade. Como a água é condutora de energia elétrica, a aproximação de uma pessoa com as lâmpadas pode levar a corrente elétrica ao corpo humano, causando o choque elétrico. Para ambientes externos, as lâmpadas devem ser à prova d’água, sendo recomendado usar modelos do tipo mangueiras, que são específicos para esses locais”, aconselha.
 
O engenheiro alerta ainda sobre o uso prolongado das luzes, que pode provocar aquecimento e um curto-circuito na instalação elétrica. “Caso haja mais de um desses enfeites ligados na mesma tomada e de maneira não planejada, há uma probabilidade de os fios aquecerem e, com o uso prolongado, derreter seu material isolante, provocando um curto-circuito na instalação em casos extremos”, orienta.
 
Renato destaca também que manter o pisca-pisca ligado impacta na conta de luz e, portanto, analisar informações sobre a potência elétrica do produto pode ajudar a economizar. “Ao comprar o produto é importante atentar para uma informação dada em watts (W), que deve estar na embalagem, que corresponde à potência demandada pelo pisca-pisca. Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia”, pontua.

Comentários