Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


Empreendedorismo e esporte

Janguiê Diniz - Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 25/11/2020 - 12:14 - Atualizado em: 07/12/2020 - 12:23
Quando falamos de esporte, sempre falamos de competitividade, superação, limites ultrapassados e muito esforço, suor e até lágrimas. Quando falamos de empreendedorismo, podemos repetir todos esses pontos. É que as duas áreas guardam inúmeras semelhanças. O empreendedor, pode-se dizer, é um atleta em uma eterna corrida cheia de obstáculos, curvas, subidas, descidas e tropeços, rumo à linha de chegada e ao pódio.
 
Dias atrás, recebi um vídeo muito singelo, mas cheio de mensagem. Era a gravação de uma corrida em um estádio – talvez uma prova olímpica. Nela, uma das corredoras caía logo no começo, ficando para trás. Imediatamente, no entanto, ela se levanta, continua a correr e, como que por “milagre”, consegue alcançar as outras competidoras e ultrapassá-las, chegando em primeiro lugar. Foi esse vídeo que me trouxe à memória a comparação de esporte e empreendedorismo.
 
O empreendedor, muitas vezes, é o atleta que cai, pelos mais diversos motivos, ou esbarra em um obstáculo, ou mesmo é tirado da pista por um invasor. Mas o verdadeiro empreendedor, aquele que busca o sucesso e a prosperidade, não se deixa abater por esses contratempos e trata de se reerguer, acertar o passo e continuar a caminhada. As marcas no corpo podem permanecer, e elas são lembranças da história vivida, mas não são fontes de lamento, e sim de orgulho pela superação que representam.
 
Além do viés da superação, podemos comparar esporte e empreendedorismo sob a ótica do planejamento. Nenhum atleta chega em uma competição olímpica, por exemplo, sem uma longa caminhada de treinos, desenvolvimento de habilidades, provas, competições. Para que tudo isso dê certo e ele possa, eventualmente, subir ao pódio, é preciso um forte planejamento. Hoje, tudo nos atletas de alto rendimento é mensurado, testado, retestado e tem acompanhamento constante. Todos os estudos permitem planejar as melhorias, definir o que precisa ser mudado, direcionar os treinos para poder conduzir o atleta à sua melhor forma. Também o empreendedor precisa se valer do planejamento para desenvolver uma carreira de sucesso. Os objetivos precisam ser traçados e as estratégias para cumprir cada um deles, definidas. A partir daí, é imprescindível o acompanhamento das metas para o ajuste da caminhada.
 
No esporte e no empreendedorismo, garra e determinação, entre outras qualidades, são condições essenciais para o sucesso. Cada um à sua maneira, precisa buscar as forças e ter a técnica para superar os desafios e obstáculos que surgem no caminho. As perdas e quedas são inevitáveis, mas colocar-se novamente de pé e seguir a corrida é o que diferencia os vencedores dos perdedores.
 

Comentários