
No dia 9 de novembro, UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro realizaram uma visita técnica à Fazenda Bela Vista, em Silva Jardim, com os alunos do curso de Medicina Veterinária. Na ocasião, mais de 20 alunos conheceram a raça de bovinos Tabapuã e compreenderam como funciona a criação e preparação dos zebuínos.
De acordo com a professora de Zootecnia da UNIVERITAS, Rafaella Olivieri, a visita foi um momento ímpar vivenciado pelos estudantes. “Detalhes da raça foram explicados por professores com ampla compreensão no assunto e também pelo Edgar (dono da Fazenda), que é considerado o melhor expositor no estado do Rio de Janeiro. Na visita, os estudantes puderam ver de perto e colocar em prática o que estudaram em sala”, explica Rafaella.
Os alunos foram guiados a conhecer ainda sobre a importância do melhoramento genético, nutrição e manejo ideal de bovinos. Deste modo, entende-se que os pilares para o sucesso bovino consistem na ação conjunta dos profissionais da área, a fim de verificar as falhas, corrigi-las rapidamente e, assim, alcançar êxito na atividade.
A raça Tabapuã é de origem zebuína, reconhecida atualmente, pelo Ministério da Agricultura, como uma espécie genuinamente brasileira. Ela também possui grande procura a nível mundial. Esta raça destaca-se por ser considerada um gado manso; ser mocha (nasce sem chifres), o que facilita o confinamento e o manejo em geral, proporcionando maior valor comercial inclusive para o couro; ser precocemente produtiva e reprodutiva; ter excelente habilidade materna; e possuir rusticidade, desenvolve-se bem em qualquer região do Brasil.
Comentários