Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Educação de Arujá ganha reforço com Projeto “Quero Mais Aprendizagem”

Em parceria com UNG, iniciativa visa reduzir nível de defasagem na alfabetização de alunos do município, agravada durante a pandemia
Assessoria de Comunicação Por: 22/06/2021 - 16:41
por Elen Soares
 
A Universidade UNG firmou, na sexta-feira, 18, parceria com a Prefeitura de Arujá para implantação do Projeto “Quero Mais Aprendizagem” nas escolas da região. A oficialização deste contrato torna possível o redirecionamento e adaptação das atividades do antigo projeto da UNG, Residência Pedagógica, para uma tarefa essencial: reduzir o atraso instalado no ensino básico, sobretudo, pela ausência de aulas presenciais devido à pandemia do Covid-19. A formalização foi realizada na Secretaria Municipal de Educação de Arujá.  
 
Participaram do evento solene a secretária Elaine Gentil, titular da Educação em Arujá; Juan Torres, Secretário Adjunto de Educação; Magda Mulati Gardelli e Fernanda Marcucci, coordenadoras do ENADE e professoras do curso de Pedagogia da UNG; Vanessa Angélica Patrício, coordenadora do curso de Pedagogia da UNG; Fabio Codo, reitor da UNG Itaquaquecetuba; e o prefeito de Arujá, Luís Camargo, que falou sobre o efeito cumulativo do atraso. ”Nós vamos sentir os efeitos causados pela pandemia em todos os sentidos e aspectos, eles vão se refletir numa legião de alunos que se aproximarão do segundo grau desestimulados. Esse projeto representa uma oportunidade de incentivo e esperança aos alunos”, disse.       
 
O projeto Residência Pedagógica existe há mais de 10 anos na Universidade UNG. Ele consiste em atender alunos do ensino fundamental I com dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. As disciplinas são alternadas em encontros semanais, por meio dos quais estagiários ensinam as disciplinas de forma individual, sob supervisão de um professor. Este diferencial permite acompanhar o desempenho e rendimento dos alunos do 1º ao 4º ano até o fim do semestre. De acordo com Vanessa Patrício, há um atraso na alfabetização dos alunos muito grande devido ao fechamento das escolas e a remodelação do projeto Residência Pedagógica para o “Quero Mais Aprendizagem” trará grandes resultados para esse público. “A defasagem do aprendizado tem levado os dirigentes a procurarem a nossa ajuda para prestar esse serviço voluntário à escola e consequentemente à comunidade”, explica ela.          
 
As aulas de reforço por meio do projeto “Quero Mais Aprendizagem” devem começar no próximo semestre de 2021. Os encontros acontecerão nas escolas da região, mediante planejamento de dias e horários. A escola fará a sondagem de alunos, a princípio, do 2º e 3º ano, com maiores dificuldades. Eles participarão do reforço prestado pelos estagiários da UNG sob coordenação de um professor mestre em Educação.  “A parceria entre a UNG e a Prefeitura de Arujá, representa oportunidade para alunos em início de formação, que precisam desse apoio em forma de reforço e, para os estagiários do ensino superior, uma vez que poderão colocar em prática o conhecimento angariado. Trata-se sem dúvida de uma troca enriquecedora para todos”, declarou Fabio Codo, reitor da Universidade UNG Itaquaquecetuba.        
 
Serviço:  
 
Por meio de ações promovidas pela Universidade UNG, os discentes do curso de Pedagogia saem preparados para atuarem frente aos mais variados desafios. Entre os principais elementos que compõem o diferencial do curso oferecido pela Instituição, destacam-se os projetos: 
 
Residência Pedagógica – Apoio pedagógico à comunidade; 
 
Ser Leitor – Ações de incentivo à leitura;  
 
Projeto Intensivão Pedagógico - Ações de preparatório para Concurso Público e ENADE; 
 
Semana da Pedagogia  - Ações com temáticas recorrentes e atualizadas da educação; 
 
Grupo de Pesquisa CNPQ – Violação de direitos humanos na educação escolar – objetivo de investigar os diferentes cenários de violação de direitos sobre práticas de racismo, sexismo, xenofobia e outras formas de violências articuladas às diversidades e diferenças como classe social, raça/etnia, condições orgânicas, orientação e identidade sexual e religião, assim como, as investigações e práticas em advocacy, pesquisa-intervenção, pesquisa-ação sobre os efeitos da Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz como propagadores de mudanças no ambiente escolar; 
 
Ser na Prática - Ação teórico-prática com minicursos sobre temáticas essenciais à formação do pedagogo; 
 
Pedagogo nas Férias - atividades pedagógicas para a comunidade na Brinquedoteca;
 
As inscrições para o vestibular do meio de ano da UNG, para ingresso, inclusive no curso de Pedagogia, são gratuitas e podem ser feitas até 15 de outubro, no site: vestibular.ung.br.

Comentários