Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dress code: você sabe como se vestir no trabalho?

Você sabe se vestir adequadamente no seu ambiente de trabalho? Ainda tem dúvidas do que deve ou não usar? Descubra aqui, os segredos de como se vestir corretamente no ambiente de trabalho.
Por: Taísa Silveira 09/11/2016 - 10:03 - Atualizado em: 24/11/2016 - 14:21
Dress code
O traje é um dos cartões de visita do profissional, e demonstra seu alinhamento com a cultura organizacional da empresa
Por: Camilla de Assis
 
Colocar uma roupa para ir trabalhar vai muito além de apenas vestir-se. O traje é um dos cartões de visita do profissional, e demonstra seu alinhamento com a cultura organizacional da empresa.
 
Traduzido de maneira literal, dress code é o código de vestimenta. Nas empresas, é muito importante que o profissional saiba se adaptar e seguir os “comportamentos de vestimenta” que as corporações possuem, mesmo que esse código fique no campo do subentendimento. Uma pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos OfficeTeam, revelou que 18% dos líderes de corporações entrevistados afirmaram que seus empregados se vestiam muito mais informalmente do que há cinco anos. 
 
E qual é o critério para saber se vestir dentro do ambiente de trabalho? O bom senso. O quesito vestimenta é tão importante, que revela a congruência entre a parte prática quanto estética das atividades exercidas diariamente, pelo profissional. E para você, que está começando agora a ter experiência no mercado de trabalho, uma dica importante para lidar com sua vestimenta da melhor maneira possível é apostar na forma mais básica possível para não ter risco de errar. Posteriormente, saiba ser um bom observador para se moldar ao ambiente.
 
Portanto, para ajudar você a não errar na hora da escolha do look, confira abaixo mais dicas de vestuário para os estudantes e profissionais de algumas áreas:
 
Saúde
Cores claras são importantes, já que lembram a higiene e a assepsia exigidas nas profissões dessa área. É necessário, também, que os profissionais usem sempre roupas confortáveis e limpas e que estejam em condições ideais para o manuseio do paciente ou da pessoa atendida. Sapatos sempre fechados, evitando sandálias de dedo, rasteirinhas e similares.
 
Exatas
Além do conforto, é preciso seguir as regras de seguranças, especialmente nas áreas de engenharia como o uso de capacetes, luvas, sapatos especiais como botas e equipamentos de proteção necessários.
 
Comunicação, audiovisual, moda e afins
Nessas áreas, a vestimenta é mais informal e também há a expectativa das pessoas que você tenha um estilo mais marcante. Entretanto, é preciso evitar exageros.
 
Jurídica
Nessa área, pela maneira formal de vestimenta, a recomendação é o uso de saltos scarpins, para as mulheres, saias mais longas e calças de tecido, sapatos fechados, blusas e camisas sociais e até mesmo ternos. Entretanto, é necessário se adaptar de acordo com o clima do local onde se mora.
 
O que nunca usar?
O ambiente de trabalho é um local de concentração e de relações profissionais. Portanto, nesse espaço não cabe a utilização de roupas muito justas, vestidos curtos, vestidos de festa ou de balada, shorts curtos, blusas decotadas, blusas regatas masculinas, acessórios muito carregados, cores fortes fora de sintonia.
 
Por outro lado, algumas empresas permitem o uso de bermudas. Entretanto, é preciso saber a área: isso acontece geralmente em casos muito específicos, com mais frequência nos ramos de comunicação e T.I..
 
Eaí, gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário!

Comentários