Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dos livros para as telas da TV e do Cinema

Separamos uma lista de obras literárias viraram séries e filmes em 2017
Por: Katarina Bandeira 18/10/2017 - 16:48
O ano de 2017 tem sido bom para quem gosta de assistir adaptações
O ano de 2017 tem sido bom para quem gosta de assistir adaptações

Produções audiovisuais, sejam para o cinema ou para a TV, costumam  beber de uma fonte comum para apresentar seu conteúdo: os livros. Seja para criação de séries ou filmes, a verdade é que muitos canais se inspiram em obras literárias para apresentar ao público uma versão de suas interpretações visuais, com efeitos especiais e interpretações intensas. O ano de 2017 tem sido bom para quem gosta de ver esse tipo de adaptação na telona ou na telinha. Confira a lista que separamos com algumas obras que saíram ou vão sair das páginas este ano:

Anne de Green Gables

(foto: © Marvin Moore/ Netflix)

Autor:  L. M. Montgomery

Ano de publicação: publicado em 1908

Sinopse: É considerado um livro infantil. Sua história narra o crescimento e as aventuras de Anne Shirley, uma menina órfã enviada, por engano, para uma fazenda na Ilha do Príncipe Eduardo. Lá, Anne (com E) conhece os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, que cuidam da menina durante boa parte de sua vida.

Onde passa: Netflix (Anne, With an "E”).

 

Deuses Americanos

(Foto:© Starz/Amazon)

 Autor: Neil Gaiman

Ano de publicação: 2001

Sinopse: A premissa central do romance é a de que os deuses e as criaturas mitológicas existem porque as pessoas acreditam neles. Os imigrantes que chegaram aos Estados Unidos levaram consigo espíritos e deuses. Porém, o poder destes seres mitológicos foi diminuindo à medida que as crenças das pessoas foram desaparecendo. No entanto surgiram novos deuses que refletem as obsessões dos americanos como a mídia, as celebridades, a tecnologia e as drogas, entre outros. O romance é uma mistura de fantasia e várias vertentes da mitologia antiga e moderna, tudo centralizado em um misterioso e taciturno protagonista Shadow Moon.

Onde passa: Amazon Prime (American Gods)

 

Pequenas grandes mentiras

(Foto: © HBO/ Divulgação)

Autor:  Liane Moriarty

Ano de publicação: 2014

Sinopse: O livro conta a história de três mulheres, cada uma diante de sua encruzilhada particular. O plano que as liga é um assassinato, no qual o leitor fica envolto ao mistério de quem será o assassino. No meio disso somos apresentados a relações entre ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying, mulheres em posição de poder e abusos.

Onde passa: HBO (Big Little Lies)

 

Os 13 porquês

(Foto: © Netflix)

Autor: Jay Asher

Ano de publicação:  2007

Sinopse: Thirteen Reasons Why é narrada por Clay Jensen, um rapaz que ao voltar um dia da escola, encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio duas semanas atrás. O livro aborda bullying, suicídio e a necessidade de dar atenção as mudanças de comportamento adolescentes.

Onde passa: Netflix (13 Reasons Why)

 

O conto da aia

(Foto: © George Kraychyk/Hulu)

Autor: Margaret Atwood

Ano de publicação: 1985

Sinopse: A história se passa em um futuro distópico, situado na Nova Inglaterra de um futuro próximo, que agora é parte de uma teonomia totalitária fundamentalista cristã que derrubou o governo dos Estados Unidos. A obra explora os temas da subjugação das mulheres e os vários meios pelos quais elas perdem individualismo e independência. Contada em primeira pessoa por uma mulher chamada Offred (literalmente Of-Fred). A personagem é parte de uma classe de mulheres mantidas para fins reprodutivos e conhecidas como "servas" pela classe dominante em uma era de nascimentos em declínio devido à esterilidade por poluição e doenças sexualmente transmissíveis.

Onde passa: Hulu (The Handsmade Tale)

 Filmes

 A Coisa

 (Foto: © 2017 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC. AND RATPAC-DUNE ENTERTAINMENT LLC. ALL RIGHTS RESERVED / Brooke Palmer)

Autor: Stephen King

Ano de publicação: 1986

Sinopse: Conta a história de sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma, ora chamada de It (Coisa), ora de Pennywise (o palhaço Parcimonioso) e 30 anos depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças.

No cinema:  It: A Coisa

A Torre Negra

 (Foto: Copyright Sony Computer Entertainment)

 Autor: Stephen King

Ano de publicação: 1982

Sinopse: É uma série literária que mistura alta fantasia, faroeste, ficção científica e terror numa narrativa que forma um mosaico da cultura popular contemporânea, o enredo segue um "pistoleiro" e sua busca em direção a uma torre, a Torre Negra, cuja natureza é tanto física quanto metafórica.

 

 Extraordinário  

(Foto: Copyright Studiocanal GmbH / Dale Robinette)

Autor: Raquel Jaramillo, sob o pseudônimo R. J. Palacio.

Ano de publicação: 2012

Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 

 O Zoológico de Varsóvia

(Foto: Copyright Focus Features)

Autor: Diane Ackerman

Ano de publicação: 2008

Sinopse: Jan e Antonina Zabinski eram os encarregados cristãos do Jardim Zoológico de Varsóvia quando, no início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia, e os bombardeios que destruíram a cidade mataram boa parte dos animais. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias, aproveitando a obsessão dos nazistas por animais raros e com isso salvou mais de trezentas pessoas condenadas.

 O Círculo

 (Foto: Copyright Universum Film )

Autor: Dave Eggers

Ano de publicação: 2014

Sinopse: Conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma identidade on-line única em por consequência, uma nova era de civilidade e transparência.O que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que leva questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano.

 

 Bônus

 

 

 Assassinato no Expresso do Oriente

 (Foto: Copyright Twentieth Century Fox France)

Autor:  Agatha Christie

Ano de publicação: 1974

Sinopse: Um dos livros mais famosos da rainha do crime, Agatha Christie, tem seu enredo desenvolvido na seguinte situação: O detetive Hercule Poirot está a bordo do Expresso do Oriente quando um passageiro é encontrado morto. Amplamente desprezada, a vítima tinha muitos inimigos, e Poirot tem que peneirar um grupo excêntrico de suspeitos para encontrar o assassino.

 

Já viu algum desses filmes ou leu os livros em que se baseiam? Conta para a gente de qual você mais gostou!

Comentários