Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Docentes do Programa de Pós-graduação participam de Congresso Internacional

O evento reuniu diversos pesquisadores que se dedicam à investigação qualitativa
Assessoria de Imprensa Por: Isabella Silveira 27/07/2017 - 17:40
Os docentes da UNG, Alfredo Pina e Maíra Rosa Apostólico
Os docentes da UNG, Alfredo Pina e Maíra Rosa Apostólico
Docentes do Programa de Pós-graduação, stricto sensu, de Enfermagem, da Universidade UNG, Alfredo Pina e Maíra Rosa Apostólico, participaram do 6º Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa, em Salamanca na Espanha, nos dias 12,13 e 14 de julho.
 
Durante o Congresso os professores puderam expor seus conhecimentos sobre a atuação do enfermeiro na visita domiciliária, onde o foco da apresentação foi o papel estratégico do enfermeiro, na realização de visitas às casas de famílias atendidas na atenção primária à saúde, na identificação de vulnerabilidades e na promoção da saúde de modo integral, humanizado e intersetorial. Na sequência, a discussão foi sobre o coletivo como objeto de cuidado de enfermagem. Ao final, foi apresentado um trabalho sobre a “Violência Infantil na Atenção Primária à Saúde: competências de tutores no Ensino à Distância”, em parceria com o Grupo de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
 
Para a professora, Maíra Rosa Apostólico, a participação no VI Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa proporcionou momentos de importante reflexão e troca científica com autores de diversas Universidades da Europa e América Latina. “Tradicionalmente, este evento tem reunido importantes pesquisadores que se dedicam à investigação qualitativa, com o uso de diferentes técnicas de estudo. Por ser multiprofissional e multidisciplinar, predominantemente, com pesquisas em saúde, educação e ciências sociais, permite aos participantes conhecer diferentes estudos científicos e compartilhar experiências no uso de técnicas qualitativas de coleta e análise de dados”, explica a docente.
 
Destaca ainda a oportunidade de parceria com outros pesquisadores da própria UNG e de outras universidades, fortalecendo grandemente as bases teóricas e metodológicas, além de projetos futuros de desenvolvimento de pesquisas conjuntas e possivelmente multicêntricas. “O contato com pesquisadores de diferentes universidades e locais permite vislumbrar novos horizontes na pesquisa e na docência, renovando expectativas e planos para o futuro”, conclui.
 
Currículo dos participantes:
 
Alfredo Almeida Pina de Oliveira: Enfermeiro. Doutor em Ciências e Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP). Professor Doutor da Universidade UNG e da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP). Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças do Hospital das Clínicas da FMUSP-SP.
 
Maíra Rosa Apostólico: Enfermeira: Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Doutorado Direto) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da Universidade UNG. Pesquisadora na área da Saúde Coletiva, com ênfase nos processos de trabalho da Enfermagem e Políticas Públicas, sob o enfoque das necessidades em saúde, saúde da criança e violência doméstica. 

Comentários