Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Do telefone à videochamada: como as mudanças na forma de se comunicar nos últimos anos moldaram o ritmo dos estudos

Entenda um pouco da trajetória do aparelho que nos acompanha para todo o lugar, de onde ele veio e para onde ele pode nos levar.
Por: 29/06/2022 - 08:24
Breve evolução do telefone, mas já existem novas gerações. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Estudar sempre foi, para muitas pessoas, uma obrigação, chegando a beirar a chatice e o tédio. No entanto, com o passar dos anos, as formas de absorver conhecimento foram se adaptando ao rápido desenvolvimento tecnológico da humanidade. Diversas formas de praticar o que foi aprendido mudaram ao longo das décadas, especialmente com o advento da internet em nossa sociedade. 

Mas essas modificações se tornaram presentes antes mesmo da rede mundial de computadores se tornar uma conexão única. E o grande precursor de tudo isso é o telefone, presente no Brasil há 146 anos. Para homenagear o Dia do Telefonista, celebrado hoje (29), confira aqui um pouco da contribuição que o telefone trouxe para os estudos!

Primeiros telefones nas Universidades

Foram as primeiras linhas, propagadas por meio de centrais de distribuição de ligações, que permitiram os avanços das comunicações. Anos depois, essas centrais começaram a chegar nas universidades, permitindo aos estudantes se comunicarem entre si dentro do campus, e também com os professores, a depender do assunto.

A revolução do celular

Com a chegada dos aparelhos de telefonia móvel, ficou mais fácil ainda manter a comunicação. Dessa forma, era possível para muitos estudantes tirarem dúvidas após as aulas, mesmo estando a quilômetros de distância. Ainda mais quando pensamos que diversos estudantes não moravam em suas casas, mas sim em moradias universitárias. Antes mesmo do celular se popularizar entre os jovens, outra forma de ligar para alguém era por meio do famoso orelhão, os telefones públicos espalhados por todas as partes do país.

Ligação 2.0

Já com o advento da globalização e a facilidade em manter contato com pessoas não apenas do outro lado da cidade, mas também do outro lado do mundo, a ligação telefônica teve de se reinventar. Aplicativos e plataformas passaram a suportar ligações virtuais, como o Skype, por exemplo. Também havia se tornado possível fazer ligação de vídeo, não apenas usando a voz. Essa nova forma de se comunicar facilitou diversas outras modalidades de estudos, possibilitando ainda a tutoria, e aulas particulares de maneira virtual.

Smartphones e “smartcalls”

Agora já é possível ver as grandes mudanças que os smartphones trouxeram consigo, especialmente quando se trata de educação. Aulas virtuais, reuniões, monitorias, até mesmo defesa de trabalho de conclusão de curso. Tudo é possível ser feito de maneira remota por meio de uma tela. As mudanças foram surpreendentes, ainda mais pelo curto espaço de tempo, cerca de 30-40 anos. Agora nos resta aguardar pelos próximos passos para saber o que o futuro já tem planejado para a nossa comunicação.

E para você, quais os principais benefícios que a evolução do telefone trouxe para a educação? Compartilhe aqui nos comentários!

Comentários