Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dificuldade em alguma matéria? Confira dicas de estudo para fácil aprendizado

Por: 13/03/2023 - 11:53
(Pexels)

Escrito por Gustavo Arland 

O ensino superior é um período de muito autoconhecimento, aprendizado constante e evolução. Mas, quem disse que é fácil? Os desafios diários impostos pela graduação, necessitam de muito empenho e dedicação por parte do estudante. Diante disso, é normal ter dificuldades em entender algumas disciplinas. Por vezes, a compreensão e identificação com uma determinada matéria é imediata, mas existem situações em que o aluno não consegue se filtrar facilmente as informações. 

Esta situação ocorre constantemente com os estudantes também por outros motivos e um deles é a intensa rotina, onde a maioria precisa aliar estudo com o trabalho. Às vezes o nível de concentração cai e compreender algumas matérias torna-se cada vez mais maçante e dificultoso. Nestes casos, quanto mais facilitado for o aprendizado, melhor. Seja na sala de aula ou fora dela, é necessário otimizar o tempo, já que as horas livres são mínimas. 

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para melhorar o entendimento daquela matéria que você está com dificuldade e também algumas orientações de como otimizar o aprendizado, mediante a esta rotina tão corrida. 

Estabeleça um cronograma de estudos: Determine horários fixos para estudar e crie um cronograma semanal ou mensal. Dessa forma, você poderá gerenciar melhor seu tempo e se concentrar em cada disciplina individualmente.

Faça resumos e anotações: Faça anotações enquanto estuda para ajudar a reter as informações. Tente resumir o conteúdo em frases curtas e simples. Isso irá ajudá-lo a lembrar do que você estudou e pode ser útil quando for revisar para uma prova ou trabalho.

Use diferentes recursos de aprendizado: Procure diferentes tipos de materiais de estudo, como livros didáticos, vídeos, aulas online e aplicativos educacionais. Isso pode ajudar a tornar o aprendizado mais interessante e variado.

Estude com colegas: Aprender em grupo pode ajudar a esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento do conteúdo. Além disso, estudar em grupo pode ser mais motivador e tornar o processo de aprendizado mais agradável.

Faça pausas regulares: Estudar por longos períodos de tempo sem pausas pode ser prejudicial à sua concentração e produtividade. Tente fazer pausas regulares, como caminhar ou meditar por alguns minutos, para ajudar a manter sua mente fresca e focada.

Faça exercícios práticos: Faça exercícios práticos para ajudar a aplicar o que você está aprendendo. Se possível, tente encontrar exemplos do mundo real que possam ser aplicados ao conteúdo que está estudando.

Peça ajuda quando precisar: Se você está com dificuldades em uma determinada matéria, não hesite em pedir ajuda. Fale com seus professores, tutores ou colegas para obter orientação adicional e esclarecer dúvidas.

Gostou das dicas? A gente espera que este artigo tenha lhe ajudado a otimizar seus estudos. Aqui na UNIVERITAS/UNG, tenha certeza de que o aprendizado é facilitado e diferenciado. Nossos professores estão prontos para lhe ajudar no que for necessário para fazer com que você atinja seu objetivo. 

Para iniciar sua trajetória acadêmica, comece agendando seu vestibular programado e seja estudante da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre os cursos que oferecemos, entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

Comentários