Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Dia Nacional do Chef de Cozinha - Raio X do curso de Gastronomia

A formação em gastronomia é fundamental para saber trabalhar em uma cozinha profissional.
Por: 13/05/2022 - 08:52 - Atualizado em: 13/05/2022 - 08:55
Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Comer é uma necessidade de sobrevivência. Esse fato nos aproxima de diversas outras formas de vida no planeta, que também precisam se alimentar para viver por mais tempo. O que nos diferencia, no entanto, é nossa capacidade em manusear e trabalhar com diversos tipos de alimentos, transformando alguns ingredientes em pratos sofisticados e bem elaborados. E, geralmente, quem atua diretamente nessa área é o profissional especializado, também conhecido como chef de cozinha.

Para celebrar o Dia Nacional do Chef de Cozinha, conversamos com o professor Anderson Alves, que dá aulas de confeitaria, panificação, gestão e planejamento de eventos na Univeritas RJ. Confira um pouco sobre a formação em Gastronomia, e as vantagens que a carreira traz.

Diversas possibilidades

Anderson Alves observa, a princípio, que a graduação em gastronomia permite ao profissional trabalhar em diferentes frentes, abrindo os horizontes. “A gastronomia possibilita ao aluno atuar em diversas áreas, da parte prática à parte burocrática. O aluno pode atuar na cozinha quente, na parte de bebidas, saladas, confeitaria e etc”, ele exemplifica.

Sucesso na carreira

Sabemos que o sucesso em uma carreira não vem apenas de uma matrícula em um curso, mas do empenho que se tem para cumprir com as etapas de desenvolvimento. Alves enfatiza que o caminho deve ser trilhado com inovação. “Eu acredito que para obter sucesso no mercado de trabalho o importante é sempre se destacar na área de atuação, eu sempre falo para os meus alunos que gastronomia e moda andam juntos, o legal é inovar sempre. O aluno, tendo uma formação técnica ou de nível superior, sempre chega na frente dos demais,  isso agrega muito valor”, complementa o docente.

Ensino superior

Por fim, o professor Anderson reforça a importância de realizar uma formação superior na área, e apresenta as vantagens que a Univeritas oferece. “No curso o aluno aprende a tratar os alimentos de forma correta, manuseio e várias técnicas que são muito importantes no momento do preparo, principalmente na confeitaria, na elaboração de uma sobremesa. A Univeritas tem o cuidado e a responsabilidade em preparar o aluno para o mercado de trabalho, incluindo o mesmo em projetos de campo e aprendizado para a vida inteira, tornando o estudante em um expert”, ele finaliza.

Para saber mais sobre o Curso Superior Tecnológico em Gastronomia, clique aqui.

Comentários