Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia Nacional da Biblioteca - Conheça 5 incriveis bibliotecas do Brasil

Por: 06/04/2023 - 18:03 - Atualizado em: 14/04/2023 - 10:23
(A biblioteca é a base de qualquer ambiente educacional/ Pixabay)

Por: Arcanjo Rodrigues
 

Em um mundo onde cada vez mais as pessoas não estão interessadas em se aprofundar em informações, ter o dia da biblioteca como uma data comemorativa é de suma importância para entendermos a relevância da leitura. É compreender que, independente da chegada das novas tecnologias, as histórias e pesquisas que foram registradas jamais podem, ou não deveriam, serem esquecidas, afinal, é com base nisso que a construção de uma sociedade mais consciente e civilizada pode ser concretizada.

Além disso, ler é sinônimo de trazer um benefício a si próprio, em termos de comunicação pessoal e compreensão de mundo. Em homenagem ao dia da biblioteca, vamos mostrar abaixo 5 bibliotecas históricas que você, fã de leitura, não pode deixar de visitar.

1. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Essa biblioteca tem um peso histórico enorme, isso porque, além de ter sido aberta pela primeira vez em 29 de outubro de 1810, ela foi influenciada a ser inicializada após a chegada de D. João VI ao Brasil, que trouxera consigo diversos artigos escritos. Se você ainda acha essa informação pouco impactante, saiba que ela conta com quase 9 milhões de peças e é nada mais, nada menos que a maior biblioteca do nosso país, sendo uma das mais relevantes do mundo, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


(Rafael Andrade/ Folhapress)

2. Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo

A Mário de Andrade além de ser obviamente um ótimo lugar para encontrar diferentes tipos de livros, periódicos, documentos, manuscritos e dentre outros, também conta com uma decoração diferenciada, pois ela foi feita e pensada de forma moderna, ainda em 1925, ano de sua fundação, pelo arquiteto francês Jacques Pilon. Dessa forma, ela acaba sendo também um lindo ponto turístico. É considerada a segunda maior biblioteca nacional.


(Foto: Divulgação)

3. Biblioteca Pública do Paraná
Localizada no centro de Curitiba, a Biblioteca Pública do Paraná se diferencia por contar com uma estrutura e funcionamento mais dinâmico e intuitivo, oferecendo workshops de criação de teor literário e também promovendo a apresentação de espetáculos cinematográficos. Além dos livros em si, ela também tem no seu espaço fotografias e materiais multimídia. A data de sua fundação foi 7 de março de 1857.


(Foto: Kraw Penas)

4. Biblioteca Nacional de Brasília

Apesar do projeto ter sido assinado ainda em 1950, pelo urbanista Oscar Niemeyer, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) é considerada mais moderna, tendo em vista que ela só foi aberta ao público em 12 de dezembro de 2008, por conta de questões burocráticas. De qualquer forma, nos anos 50, Oscar outorgou a fundação da mesma com o intuito de gerar acessibilidade social, ou seja, que classes menos favorecidas pudessem ter acesso aos livros, artigos, peças, dentre outros. Uma ótima dica de passeio para você que estiver passando pela capital do Brasil.


(Wikimedia Commons)

5. Biblioteca Infante D. Henrique em Salvador

A Biblioteca Infante D. Henrique é mais um exemplo de construção com olhar arquitetônico, especificamente do italiano Alberto Barelli, que idealizou o projeto entre 1912 e 1915. O espaço é ótimo para notar alguns aspectos estéticos e históricos, com detalhes que remetem à nação portuguesa e às grandes navegações. Aberto ao público em 1918, essa biblioteca conta com quase 25 mil volumes, sendo as áreas de história e geografia uma das mais presentes em seus artigos.


(Fonte: diariodesalvador)

E aí, anotou todos esses pontos turísticos? Aqui na nossa instituição temos a nossa biblioteca virtual, um ótimo espaço para você que ama ler! Entre em contato com a coordenação do seu curso e saiba como realizar o seu cadastro.

Se quiser conhecer um pouco mais dos nossos cursos é só clicar no link anexado.

Comentários