Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia Mundial do Livro: confira ferramentas digitais para leitura

Rebeca Ângelis Por: 22/04/2019 - 16:44
Dia do livro / Pixabay
Dia da livro / Pixabay

“Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado”, assim descrevia René Descartes. E o fato é que a leitura é mesmo um ato revolucionário de libertação. Desde um livro de crônicas, conto ou até fatos reais, há quem diga que não há experiência igual a de ler um livro impresso.

No entanto, com a era da tecnologia, as ferramentas digitais ganham cada vez mais adeptos que trocam papéis pelas telas online. De acordo com uma pesquisa de 2016, da ‘Retratos da Leitura no Brasil’, 44% da população não lia e 30% nunca havia comprado um livro. Com as novas plataformas, esse índice tende a melhorar devido à facilidade de compartilhamento, disponibilidade ampliada de qualquer lugar e o baixo custo de distribuição.

Pensando nisso, separamos uma lista desses novos recursos queridinhos que chegaram para ficar, bem como ampliar seus conhecimentos, de onde estiver. Confira!

Kindle

Numa espécie de papel eletrônico, Kindle é um novo leitor digital, que permite diversas praticidades entre seus usuários. Tais como comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas e outras mídias digitais via rede sem fio.

Smartphones

Se o futuro está nos celulares, a leitura também não fica para trás. Com o uso das telas maiores e mais nítidas dos smartphones, ler torna-se um ato contínuo. Além disso, os celulares são capazes de armazenar vários aplicativos que disponham de livros online, capazes de otimizar o acesso prático e compacto, de qualquer lugar que o usuário esteja.

Kobo

Kobo é um leitor de livros digitais desenvolvido pela empresa sediada em Toronto, no Canadá. Lançado em 2010, ele foi comercializado como minimalista para os mais caros leitores de livros eletrônicos disponíveis no momento. Ele permite ao usuário comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas e outras mídias digitais via rede sem fio.

Sua tela de tinta eletrônica (e-ink) ganha destaque no mercado por ser conhecida como papel eletrônico (e-paper).

Tablets

Enquanto muitos querem só uma ferramenta para leitura, outros também buscam uma plataforma que dê para agregar mais de um de seus interesses. Se sua escolha é a segunda opção, um tablet pode ser uma ótima pedida. Isso porque sua proposta é de permitir não apenas a leitura, mas também outras funções, como a possibilidade de jogar diversos games, navegar pela internet, acessar sites de notícias ou vídeos, baixar aplicativos de leitura e até mesmo fazer ligações.

Qual sua melhor escolha para navegar no mundo mágico da leitura? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários