Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia DOL debate Apartheid e Info-exclusão Digital

Além do tema, outra proposta é apresentar ao aluno a importância da aplicabilidade do EAD
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 02/05/2019 - 17:37
Image mostra palestrante no palco
Evento aconteceu na última terça-feira (30)
Aconteceu nesta terça-feira (30), na UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, no Rio de Janeiro, o dia DOL, que é uma data onde os alunos são convidados a participar de rodas de debate sobre os assuntos estudados nas disciplinas online. Este semestre, o tema foi “Apartheid e Info-exclusão Digital”. Isto é, quando as pessoas são excluídas digitalmente. Neste sentido, são diversos os motivos: falta de acesso à tecnologia; dificuldade de adaptação às novas tecnologias; ou, até mesmo, distanciamento entre pessoas ocasionado pelo excesso da tecnologia no cotidiano.
 
Para a tutora DOL da UNIVERITAS, Natália Teixeira, o evento é uma oportunidade de refletir sobre o conteúdo estudado e sua aplicabilidade no mercado de trabalho, uma vez que todo o Grupo Ser Educacional foca na trabalhabilidade. “Pensamos como vai ser a vida do estudante assim que ele imergir no mercado de trabalho. Lá, ele encontrará treinamentos e entrevistas online, pois as empresas estão cada vez mais focadas em didáticas e métodos de gamificação, proporcionados através do mundo virtual. Por isso, é importante desde a academia nosso aluno já estar inserido e adequado a este contexto”, explica Natália.
 
Além disso, o método educacional proporciona a prática da escrita, visto que o aluno vai precisar consultar fontes e dados para composição de suas respostas. Ainda que ele não perceba, o estudante já está sendo preparado para produção de artigos, TCC, iniciação científica, e afins. É um processo que adapta o aluno a um modo de escrita acadêmico que, para ele é novo, mas será necessário para toda a vida universitária.
 
Na UNIVERITAS, as disciplinas online se aplicam de dois modos. Primeiramente através da disciplina base, que é uma grade comum à maioria dos cursos e inclui Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outras. E, também, por meio de disciplinas específicas, organizadas de acordo com cada curso. Por exemplo, Teorias Contábeis para Ciências Contábeis, Estatísticas para Informática, etc.
 
Vale lembrar que as disciplinas online são possibilitadas pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 1.428, publicada no Diário Oficial de 28 de dezembro de 2018, que autoriza as instituições a aplicação de até 40% de disciplinas com metodologia EAD. Além disso, o aluno não precisa se preocupar, já que é apenas um método e não afeta no histórico se foi ou não uma disciplina presencial. A execução dos conteúdos é a mesma.
 
No evento, ainda foi apresentado o novo tutor DOL da unidade, Luciano Ibraim Xavier.

Comentários