Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Cultura


Dia do Orgulho Geek: 7 filmes para celebrar a data

O universo geek é repleto de produções cinematográficas surpreendentes. Confira algumas delas!
Por: 25/05/2022 - 09:00
Assistir filmes é um hobby comum para muitos geeks. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Super-heróis, universos paralelos, ação e aventuras em galáxias muito muito distantes. Essas são algumas características dos cenários que o mundo geek está bastante acostumado. Inclusive, nesta quarta-feira (25) é celebrado o Dia do Orgulho Geek, também conhecido como Dia da Toalha. A data foi escolhida e oficializada após o falecimento do escritor Douglas Adams, autor da saga do Guia do Mochileiro das Galáxias. Em sua obra, Adams eternizou a utilização da toalha como o item mais importante que todo explorador e de sistemas planetários deve portar consigo.

Mas afinal, o que significa “geek”?

O termo é utilizado em dicionários de língua inglesa para definir as pessoas que entendem e gostam de estudar, trabalhar ou somente curtir tecnologias das mais diversas. O geek de hoje era conhecido como “nerd” alguns anos atrás, quando a palavra ainda tinha um tom jocoso e um tanto depreciativo. O orgulho geek veio com a ideia de empoderar os jovens e adultos que se identificam com essa forma de entretenimento e se sentirem bem em gostar mais de ficção do que de futebol, por exemplo.

E para comemorar o Dia do Orgulho Geek, nada mais justo do que trazermos aqui uma breve lista de alguns filmes que atraem esse público, e valem a pena conferir. Confira!

1 - O Guia do Mochileiros das Galáxias (2005)

Certamente que não poderíamos começar nossa lista sem mencionar a obra que inspirou a criação da data! O filme de Garth Jennings é baseado no livro homônimo, e conta a história de Arthur Dent, terráqueo que descobre que seu vizinho, além de um extraterrestre, é um aventureiro que explora diversas galáxias. Dent vai com ele em uma jornada interplanetária depois que a Terra é destruída.

2 - Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)

O longa de George Lucas é considerado um verdadeiro clássico do mundo geek, por ser uma das primeiras produções cinematográficas com tantos efeitos especiais, além do pioneirismo em abordar a temática intergaláctica nas salas de cinema. E não se engane pensando que houve um erro na hora de lançar a trilogia e ela começa no episódio 4. Na verdade, Lucas lançou primeiro esse filme, seguido pelo 5 e o 6, e anos depois, quando havia tecnologia suficiente para produzir os demais, foram lançados o 1, 2 e 3. Além disso, a narrativa contada nessa ordem, é bem mais impactante, então não mude a ordem.

3 - Jornada nas Estrelas (1979)

A saga interplanetária também marcou a geração, trazendo o capitão Spok como um dos personagens mais emblemáticos da cultura Geek. Além dos cenários da trama se passarem em ambientes fora da Terra, a narrativa e a construção dos personagens fazem com que Star Trek seja considerado uma grande produção até hoje. Ainda hoje muitos falam da rivalidade entre os fãs dos filmes, Guerra e Jornada nas Estrelas, mas quem gosta de cinema sabe que as duas franquias são de forte peso.

4 - Doutor Estranho (2016)

Vindo para produções mais recentes, o longa da Marvel foi mais um grande sucesso da franquia que conta a história do doutor cirurgião Dormammu em se tornar um Mago Supremo. A saga veio direto das histórias em quadrinhos, e se tornou popular no cinema para a alegria dos fãs do herói. O segundo longa da sequência foi lançado há pouco tempo e tem tido muito sucesso nas bilheterias em todo o mundo.

5 - Homem Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Dando continuidade à lista, as franquias da Marvel, o mais recente longa sobre o herói aracnídeo Peter Park traz consigo a parceria com o Doutor Estranho. Peter percebe que sua identidade se tornou popular demais, atrapalhando sua vida pessoal, e decide pedir ajuda ao Mago Supremo para alterar alguns detalhes na linha do tempo. Além da ficção e fantasia presentes no longa do super herói, a trama lida com questões reais, como a forma de lidar com certas situações da vida, por exemplo. As questões levantadas no filme vão ainda além, ao apresentar os limites do herói.

6 - Matrix (1999)

O clássico da virada do milênio ainda é considerado um marco nas produções de ficção que abordam temas como realidades programadas e simulação de computador. Em um cenário comum como qualquer outro, o programador Thomas Anderson, é convidado por um grupo a conhecer “o outro lado” da realidade que conhecemos. Aprendendo mais sobre sua própria existência, Neo se descobre uma peça fundamental para “derrubar o sistema”. A saga tem quase 30 anos, mas até hoje desperta profundos debates sobre o uso de tecnologias.

7 - De Volta para o Futuro (1985)

Para finalizar nossa lista, não podíamos deixar de mencionar a história de Marty Mcfly, um jovem que entra em uma máquina do tempo construída pelo cientista excêntrico Dr. Lloyd. Ele volta para o tempo em que seus pais ainda eram jovens estudantes. Marty descobre sua missão naquele tempo quando percebe que se seus pais não se apaixonarem, ele não iria existir. O longa aborda de forma divertida algumas questões científicas discutidas até hoje, sendo a principal delas, a viagem no tempo.

Com essa lista em mãos ficará mais fácil compreender o universo geek e porquê ele é cada vez mais fascinante. Prepare a pipoca e boas sessões!

Comentários