Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia do Nacional Escritor: 4 obras para levar para a vida

Confira a lista
Por: Elaine Guimarães 24/07/2020 - 08:10

Das páginas dos livros saltam histórias e personagens que começam a fazer parte da nossa vida desde o primeiro capítulo. Por trás de um enredo, há um escritor ou escritora que dedicou o tempo e criatividade para a finalização de uma obra. Um ofício importante e que tem um dia dedicado a homenageá-lo. 

Neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data foi escolhida, em 1960, pelo ex-ministro da educação Pedro Paulo Penido devido a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, feito no Rio de Janeiro. 

A literatura brasileira é marcada por diversos nomes importantes, a exemplo de Machado de Assis, Clarice Lispector e Hilda Hilst. Para festejar essa data, preparamos uma lista de livros que você deve levar para a vida. Confira!

 

Úrsula - Maria Firmina dos Reis
Primeira obra brasileira escrita por uma mulher negra. Úrsula é uma obra ficcional abolicionista que narra a história de um triângulo amoroso entre pessoas negras e escravizadas. A obra vai muito além do romance, usa o relacionamento para denunciar as injustiças da época.

 

Quarto do Despejo: diário de uma favelada - Carolina de Jesus

Dos cadernos que encontrava no lixo, Carolina de Jesus deu vida à obra Quarto do Despejo. Na época, a escritora trabalhava como catadora para sustentar os três filhos que criava sozinha. Os relatos que compõem o enredo do livro trazem a tona questões de gênero, raça e classe social. 

 

Vidas Secas – Graciliano Ramos

A saga de uma família nordestina para fugir do cenário de pobreza e seca do Sertão é relatada na obra. Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, menino mais novo e, principalmente, a cachorra Baleia conquistaram leitores de diversas gerações. 

 

1808 - Laurentino Gomes

A chegada da família real em terras brasileiras é contada de uma forma diferente dos livros de história por Laurentino Gomes. O escritor apresenta Dom Pedro como um príncipe covarde e mostra uma corte marcada por corrupção.

 

Já leu alguma dessas obras ou quer indicar outro livro? Conta para a gente nos comentários! 

 

Comentários