Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Dia do Jornalista: O combate às Fake News ainda na graduação

Data celebra o trabalho dos profissionais de mídia e relembra a importância de combater a disseminação de notícias falsas
Por: 06/04/2023 - 18:11
O jornalista deve sempre ter compromisso com a verdade - Foto: Pexels
“O compromisso e a responsabilidade com a verdade é o principal trabalho que um jornalista deve ter." - Alice Albuquerque

Escrito por: Gustavo Arland 

O dia 7 de abril é marcado pela comemoração do Dia do Jornalista. Criada em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data homenageia o médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, um importante personagem na luta pela independência do Brasil e celebra o trabalho dos profissionais da mídia, que são responsáveis pela apuração dos fatos e por levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética.

Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a busca pela verdade e isso tem sido cada vez mais forte, em um mundo marcado pela sistematização das fake news, é importante destacar a relevância do papel dos profissionais de imprensa, como também dos estudantes de jornalismo nesta importante tarefa de frear a disseminação de notícias falsas.  

A divulgação das fake news tem ocorrido com grande velocidade através das redes sociais e outras plataformas digitais, prejudicando a credibilidade do jornalismo e a confiança da sociedade nas informações que recebe. A jornalista Alice Albuquerque, do LeiaJá.com, diz que, apesar do grande desafio, este trabalho de conscientização tem que ocorrer ainda durante a graduação. 

“O compromisso e a responsabilidade com a verdade é o principal trabalho que um jornalista deve ter. Por isso, a importância de estar atento às fake news ainda na graduação, já que a divulgação de uma notícia falsa pode ter um impacto péssimo na sociedade”, diz a jornalista. 

O estudante tem a responsabilidade de aprender e aplicar técnicas de apuração rigorosa e verificação de fatos para garantir a qualidade e a veracidade das informações que produz. 

Ainda que possa ser difícil checar a veracidade de alguma notícia, o estudante de jornalismo deve trabalhar essa consciência e, só assim, será um bom profissional e de referência na área”, conclui Alice. 

É preciso lembrar que a luta contra as fake news é uma tarefa coletiva que envolve todos os atores da sociedade, incluindo os estudantes de jornalismo. Através de um trabalho dedicado e comprometido com a ética e a verdade, o estudante de jornalismo pode contribuir para um ambiente informacional mais saudável e confiável. 

E você? Está pronto para os desafios do jornalismo? Se sim, venha fazer a graduação na Univeritas/UNG. Aqui, temos um corpo docente qualificado, que vai mostrar os caminhos necessários para se tornar um(a) profissional de comunicação, eticamente comprometido(a) com a verdade. 

Comece a sua trajetória agendando seu vestibular programado e seja estudante da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre este e outros cursos, entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

Comentários