Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia do Índio é tema de debate na UNIVERITAS Rio

Evento é aberto para o público geral
Assessoria de Comunicação Por: 16/04/2019 - 14:54
A imagem mostra um microfone
Dia do Índio é tema de debate na UNIVERITAS Rio

Por Juney Freire

Com o objetivo de debater o papel do índio e seu lugar na sociedade, a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas vai realizar amanhã, dia 17 de abril, a palestra “Por que o dia 19 de abril não é o dia do índio?”, ministrada pela Profª Drª Aline Rochedo Pachamama. Ela, que é indígena da etnia Puri, é Drª em História pela UFRRJ e idealizadora da Pachamama Editora, formada por mulheres indígenas.

Para o Coordenador do curso de Artes Visuais, Sergi Arbusà, a atividade pode imergir o aluno e aproximá-lo das origens do país. “É interessante que a memória esteja sempre viva, e os temas de direito e proteção aos territórios afro-indígenas sejam conversados. Raramente vemos atividades sobre isso lá fora, então aqui dentro da academia é o local certo para proporcionar estes debates”, comenta Sérgi.

A palestra é aberta ao público, gratuita e ocorre no dia 17, às 16h30, no anfiteatro da unidade.

Curso: Arte e culturas plurais

Precedendo o mês alusivo ao dia do índio, a UNIVERITAS promove o curso “Arte e Culturas Plurais: Dos povos originários à diáspora dos povos afro-brasileiros”.  Será realizado entre os dias 9 e 11 de maio, no anfiteatro da UNIVERITAS Rio. Na ocasião, serão estudadas: as lutas, direitos e conquistas dos povos afro; o ensino afro-indígena no currículo nacional; os grafismos africano e indígena; e a arte da mulher indígena, com presença de mulheres das etnias Puri, Guajajara, Guaraní, Fulni-ô e Potiguara.

Além da Profª Pachamama, o curso também será ministrado pela Profª Charlene Soares, mestranda em Sociologia da UFF, e desenvolvedora de estudos sobre “Colonialidade do poder: raça, gênero e mercado de trabalho”.

A inscrição para o curso pode ser realizada por meio do WhatsApp (21) 98638-5080, com Aline Pachamama.

Comentários