Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Dia da mentira: Em ano de eleição, como não cair em fake news

Por: 31/03/2022 - 17:11 - Atualizado em: 02/04/2022 - 10:00
Dia da mentira: Em ano de eleição, como não cair em fake news
Pinóquio é um personagem conhecido por mentir

O dia primeiro de abril é mundialmente conhecido como o dia da mentira, celebrado em diversos países desde o período da idade média. Na data, as pessoas costumam pregar peças e contar inverdades por aí, como forma de brincadeira. Sabemos que muito do que acontece no dia da mentira não deve ser levado a sério, mas há outras mentiras contadas constantemente, e temos que ficar atentos para não acreditar no que não é real. 

 

Notícias e histórias são divulgadas todos os dias, e o desafio é não cair nas chamadas “fake news” (notícias falsas em português), principalmente em períodos importantes na sociedade, como as eleições, por exemplo. Confira como evitar ser vítima desse tipo de desinformação.

 

Pesquise a origem da informação 

Muitas vezes recebemos informações ou notícias por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens, e acreditamos no que lemos porque confiamos na pessoa que nos enviou. No entanto, é importante lembrar que todo mundo é suscetível a cair em fake news, até as pessoas mais próximas a nós. Se você receber alguma informação, é sempre bom dar uma breve pesquisa em sites de busca para confirmar a procedência da notícia.

Ainda pode acontecer de uma informação ser verdadeira, mas muito antiga e tirada do contexto, e essa manipulação também é considerada uma forma de desinformação. 

 

Busque informação em sites confiáveis

Mesmo rodeados de fake news e desinformação, existem formas de se manter informado da forma correta. Agências de checagem de informação e consórcios de imprensa realizam o trabalho de verificar e comprovar o que é divulgado nas redes, assim como confrontam portais de notícias que espalham notícias falsas.

 

Com essas dicas você pode combater fake news todos os dias do ano, e assim as mentiras ficam apenas no dia 1 de abril. Você conhece outras outras formas de combater a desinformação? Comente aqui.

 

Comentários