Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Descubra o segredo para uma boa Gestão Escolar

Atividade envolve atividades financeiras e administrativas, além do trabalho direto com a comunidade escolar
Por: Katarina Bandeira 28/11/2017 - 10:42

Comunidade escolar precisa de gestores que consigam articular recursos físicos, financeiros e sociais para o funcionamento da rede. Foto: Freepik

 

Gerir uma escola não é tarefa fácil. É preciso ser capaz de lidar de forma consciente com pais ou responsáveis, alunos e funcionários, além de cuidar para que as diretrizes estabelecidas no começo do ano deem bons resultados. Apesar da importância de um bom corpo docente uma comunidade escolar precisa de bom gestores, que consigam articular recursos físicos, financeiros e sociais para o funcionamento da rede, com todas as suas urgências e peculiaridades. Uma opção para se preparar ainda mais para este desafio é fazer uma especialização em Gestão da Educação, que oferece estratégias didático-pedagógicas, garantindo uma aprendizagem sólida, considerando aspectos essenciais para quem pretende trabalhar tanto com educação pública quanto privada. Ela é constituída por quatro pilares principais:

Gestão Administrativa

Organiza e administra a instituição em sua estrutura física ou seja, é seu papel analisar se há necessidade de reformas no prédio,  se os equipamentos usados em sala de aula como televisores, projetores e sons, estão funcionando, além de carteiras, mesas e outros recursos que serão usados em projetos propostos pela gestão pedagógica. Ela deve trabalhar aliada a gestão financeira, já que é preciso fazer a parte orçamental para saber o que será gasto com manutenção ao longo do ano.

Gestão Financeira

Saber distribuir o orçamento da escola para seus diferentes setores. Essa é uma das principais responsabilidades de um gestor financeiro porque envolve diretamente a receita da instituição. É importante calcular os custos, verificar se há inadimplências (em caso de escolas particulares), fiscalizar fluxo de caixa, definir o orçamento usado em eventos e manutenções, merenda, entre outros. Planejar, organizar e fiscalizar o dia a dia escolar para evitar imprevistos que prejudiquem tanto a parte física da escola quanto os próprios alunos.

Gestão Pedagógica

A gestão pedagógica cuida da parte educacional do ensino. Faz parte de suas atribuições definir quais os métodos que serão utilizados para o aprendizado dos alunos, elaborar a grade curricular, como e quando serão efetuadas atividades práticas e quais os objetivos que a escola deverá alcançar durante o ano. Também é obrigação do gestor acompanhar o desenvolvimento escolar dos estudantes durante todo o ano letivo, além do rendimento de professores e funcionários da instituição, não somente de forma individual, mas visando as conquistas coletivas.

Uma  boa gestão, com um bom projeto pedagógico, pode decidir se aquela escola, seja ela pública ou privada, terá sucesso em seus objetivos de ensino. Se os alunos conseguirão aproveitar todo o conteúdo proposto, se o número de faltas ou evasão escolar será mínimo e até mesmo o nível de satisfação do corpo docente com as estratégias aplicadas. Um bom direcionamento implica diretamente no sucesso ou fracasso de todo um trabalho elaborado pelas demais áreas de gestão.

Gestão de Recursos Humanos

Trabalha diretamente com as pessoas que compõem a instituição, ou seja, professores, alunos, funcionários, entre outros grupos ligados diretamente com a comunidade escolar. É preciso ter bastante jogo de cintura, saber contornar as atribulações cotidianas, tentando manter funcionários, pais, responsáveis e alunos satisfeitos. Um bom diálogo pode ser a chave para o sucesso dessa gestão, já que dessa forma ficará mais fácil identificar mais rapidamente os obstáculos a serem superados. As diretrizes estabelecidas por essa área de gestão devem seguir o Regimento Escolar, conjunto de regras que define as atribuições, direitos e deveres de todos os que compõem o quadro docente e discente.

 

Pretende trabalhar com Gestão Escolar? Faça Pós Graduação na UNIVERITAS e alcance seu sucesso profissional!

 

Comentários