Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Descubra 5 benefícios que os animais de estimação trazem à saúde

Mais do que bons companheiros, pets podem ajudar a prevenir e até detectar doenças
Por: Katarina Bandeira 30/08/2018 - 10:26
 Companheiros divertidos, carinhosos e fofos, os pets fazem bem para a saúde. Foto: Freepik
Companheiros divertidos, carinhosos e fofos, os pets fazem bem para a saúde. Foto: Freepik

Morar com um bichinho de estimação é uma ótima experiência, principalmente para quem gosta de animais. Companheiros divertidos, carinhosos e indiscutivelmente fofos, os pets fazem bem não apenas para o coração, mas também para a saúde. Mesmo que não faltem estudos reforçando os benefícios de ter um parceirinho peludo ou penudo no seu dia a dia, nós separamos alguns motivos paConfira você entrar de vez nessa vivência. ra nossa lista de motivos para deixar um “iti malia” fazer parte da sua vida.

 

Ajuda no combate à depressão

Um estudo publicado na revista científica Journal of Psychiatric Research revelou um significativo quadro de melhora em pessoas com depressão que adotaram animais de estimação. Eles observaram 80 pacientes diagnosticados com a forma grave da doença. Neste grupo, 33 adotaram pets e o resto não. Os resultados mostraram que o grupo com animais teve uma melhora nas taxas de resposta e remissão da condição em comparação ao outro grupo, no qual nenhum paciente respondeu ou remeteu.

Aumento na prática de atividades físicas

Quem tem um cachorrinho sabe o peso que a palavra “passear” tem na felicidade do pet. A vontade de fazer uma visita às calçadas e às pracinhas vai além das necessidades fisiológicas, já que também ajuda a gastar a energia do cão, principalmente se ele passou longos períodos dentro da casa ou do apartamento. Pegar a coleira é o primeiro passo rumo à felicidade do pet e, consequentemente, à vida longe do sedentarismo do tutor.

Melhora a autoestima e reduz o estresse

Sentir o amor de um animalzinho de estimação faz com que você se sinta importante de várias formas. Mesmo os mais independentes, como os gatos, são excelentes companheiros e sabem demonstrar o afeto e o cuidado com os tutores no dia a dia. Na medicina, muitos hospitais liberam a visita de cães, mesmo em unidades semi-intensivas, por considerar que eles exercem uma interferência positiva no processo de cura.

Ao sentir o carinho, o amor e a atenção do pet, o dono de um animal de estimação se dá conta do quão importante ele é para a vida de seu animalzinho. Isso faz com que se sinta também mais confiante em suas próprias capacidades.

Menos alergias

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há problema em ter animais de estimação quando há crianças na casa. Estudos feitos pelas universidades de Nova York e Wisconsin-Madison mostram que quanto mais cedo os pequenos iniciam o convívio com os pets, menor é a chance de desenvolverem alergias ou doenças respiratórias como a asma. O contato com os bichinhos ajuda a desenvolver um sistema imunológico mais forte, mas, isso se aplica a quando essa convivência é realizada nos primeiros anos de vida da criança, não funcionando como uma “reversão” em casos nos quais a pessoa já é alérgica ao animal.

Alguns cães podem detectar doenças

Parece roteiro de filme, mas não é. Diversos cães ao redor do mundo são treinados para detectar doenças e ajudar seres humanos a não ficarem expostos a riscos causados por enfermidades. Por conta de um olfato muito mais aguçado que o nosso, cachorros treinados podem detectar doenças como câncer (em estágio inicial) e ajudar seus tutores a controlar crises de ansiedade e episódios de hipoglicemia, uma vez que os cães conseguem detectar picos e quedas no nível de açúcar presente no sangue humano. Nos Estados Unidos existe uma organização sem fins lucrativos que fornece cães treinados para diabéticos. A Dogs4Diabetics foi criada por Mark Ruefenacht, diabético do tipo I, depois que seu cão o avisou sobre uma crise de hipoglicemia. Ele percebeu que talvez outros animais tivessem, se treinados, condições de identificar o episódio e ajudar outras pessoas.


 

Gosta de animais? Faça nosso vestibular para Medicina Veterinária e saiba ainda mais sobre eles!

 

Comentários