Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Descubra 5 áreas de atuação em Design

Um designer pode atuar em diferentes vertentes profissionais associando o planejamento gráfico às funcionalidades técnicas
Por: Henrique Nascimento 27/04/2018 - 08:48 - Atualizado em: 27/04/2018 - 08:54
Descubra 5 áreas de atuação em Design/Freepik
Ser designer gráfico é uma opção de carreira em Design
Imagine a seguinte cena: você chega em uma livraria e nas estantes os livros não possuem capas, nem são feitos de brochura ou encadernados em espiral. São só folhas de papel A4 grampeadas com textos impressos em fonte Times New Roman no tamanho doze. Um pesadelo, não é? Ainda bem que existem, nesse caso, os designers os editoriais, que fazem os textos se tornarem mais atrativos a leitura.
 

O que é design?

A palavra “design”, no inglês, tem diferentes significados. Dois deles são os verbos projetar e planejar, que dão origem a àrea profissional. Designers são profissionais responsáveis pelo planejamento criativo, técnico-científico ou artístico de algo. São várias as áreas de atuação, assim como os cursos disponíveis. Profissionais formados em Design podem trabalhar em diferentes espaços. Separamos cinco áreas para você ficar por dentro da profissão. Confira!
 

1 Design de produto

Já prestou atenção que alguns smartphones mais novos tem a parte traseira curva para se ajustar melhor à mão do usuário? Para essa ideia ser desenvolvida, com certeza, foi necessário um designer de produto. Esse profissional trabalha na criação de objetos trimendisionais que serão utilizados por diversas pessoas. A atividade está centrada no desenvolvimento da melhor aparência e funcionalidade do que será produzido. O trabalho com design de produto pode ser encontrado na criação de pequenas peças para máquinas de fábricas, como parafusos e brocas, passando por objetos cotidianos, como os móveis domésticos, indo até veículos automotivos, que já são produtos maiores.
 

2 Design Gráfico

Quem opta por esta área pode atuar na confecção de materiais gráficos impressos ou digitais. As agências de publicidade são espaços que necessitam intensamente desse profissional. Contudo, como uma boa identidade visual (branding) é primordial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, não faltam oportunidades nos mais variados espaços para designers gráficos.
 

3 Web design

As estruturas dos softwares de computação são feitas através de códigos, entretanto nem todas as pessoas entendem esse tipo de linguagem. O web designer é o profissional que vai promover o elo entre sites, softwares ou aplicativos e seus respectivos usuários. A interface digital é planejada por um web designer com o objetivo de unir um visual atrativo à ótima funcionalidade. Essa é uma área de atuação relacionada ao design gráfico.
 

4 Design editorial

Como apresentamos no início da matéria, os profissionais do Design Editorial são fundamentais na produção de produtos impressos e digitais, por conta do surgimento de e-books e outros formatos de publicação. A diagramação é uma das atividades mais recorrentes, sendo feita em revistas, folhetos, panfletos, livros, e até apresentações em PowerPoint. Também é responsabilidade do designer editorial trabalhar as cores e a tipografia que melhor funciona para o objetivo do material. 
 

5 Direção de arte

Lembra que falamos anteriormente das agências de publicidade como um ótimo campo de atuação profissional? Ser diretora ou diretor de arte é um dos cargos que estão disponíveis no meio publicitário. Essa função é destinada à designers que atuarão cuidando da concepção artística de campanhas audiovisuais. O trabalho é realizado lado a lado com o redator para que o texto e as informações gráficas sejam harmonizados, a fim de atingir o resultado esperado.
 
Gostou das áreas de atuação? Que tal dar uma olhada no curso de Design da UNG?
 

Comentários