Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Curriculum vitae: o que é e como fazer o seu

Veja como fazer o seu currículo e se destacar nos processos de seleção
Por: Henrique Nascimento 11/01/2018 - 13:56 - Atualizado em: 12/01/2018 - 09:05
Curriculum vitae: o que é e como fazer o seu/Freepik
Um curriculum vitae precisa ser objetivo para otimizar o tempo de análise do recrutador
A primeira impressão que vai definir o interesse do recrutador no candidato costuma ser determinada através do curriculum vitae. Dependendo de como for desenvolvido, ele pode ser a porta de entrada em um processo seletivo de emprego ou o motivo para uma porta ser fechada. Para que várias caminhos sejam abertos existem algumas coisas que devem e outras que não devem ser feitas no seu currículo. Fique atento as dicas que daremos a seguir e esteja preparado para buscar aquela vaga que tanto almeja. 

Seu currículo precisa conter sua trajetória de vida

O termo curriculum vitae, traduzido como currículo no português brasileiro, vem do latim e significa trajetória de vida. Portanto, assim como em seu sentido inicial, o currículo que você irá preparar para concorrer a vagas de emprego deve apresentar ao recrutador sua trajetória profissional. Esse é objetivo de todo ou qualquer currículo, mostrar para quem irá recebê-lo quem é você e o que já fez na vida.

Nem oito nem oitenta

No entanto, apesar do termo trajetória de vida se referir a algo extenso, é de extrema importância que você construa um currículo objetivo. O recrutador precisa ter as informações essenciais sobre você em um curto período de leitura. Caso ele tenha interesse em saber detalhes a respeito da sua formação ou aspectos da sua personalidade, ele marcará uma entrevista.

Na dúvida, faça o feijão com arroz

Durante a elaboração do curriculum vitae é comum não saber que modelo seguir. Currículos inovadores demais nem sempre significam um resultado positivo. Você precisa pensar no seu perfil, no perfil da empresa que deseja ingressar e no tempo do recrutador para escolher o modelo de currículo adequado. Priorize sempre os que forem de simples compreensão e que tenham a seriedade ou descontração do cargo ou empresa que irá recebê-lo.

Currículos diferentes para vagas distintas

Outro ponto importante é entender que para diferentes vagas são necessários diferentes currículos. Principalmente se você possui experiência e qualificações em diferentes áreas. Por exemplo, por um período da vida você trabalhou com vendas, mas agora está formado em Enfermagem e quer tentar uma vaga na área de saúde. No seu currículo não precisa constar sua experiência como vendedor, uma vez que é irrelevante para o recrutador que deseja um enfermeiro.

O que um curriculum vitae deve ter?

Existem algumas informações que são obrigatórias e outras que só devem ser colocadas caso o processo de seleção peça. Por ordem consecutiva, seu currículo deve conter seus dados pessoais, telefone e outras formas de contato, o seu objetivo, formação e experiências. Caso haja, também é importante citar as formações complementares, prêmios ou experiência adicionais que estejam atreladas a sua área. Lembrando sempre de ter bom senso.

Algumas coisas para NÃO fazer

Tem coisas na vida que não precisam ser compartilhadas no currículo. Nós já falamos aqui de dicas do que não fazer no currículo. Entre os erros mais comuns estão: colocar número de documentos como RG, CPF e reservista; indicar qual o seu estado civil ou quantidade de filhos; enviar o currículo com erros gramaticais. Esses são motivos cruciais de eliminação.
 
Não esqueça de tomar cuidado com a forma de disponibilização do currículo. Caso for imprimir, priorize a folha A4, fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5. Para entrega por e-mail siga as instruções anteriores, certificando-se que o documento encontra-se na posição vertical e em formato PDF. O arquivo PDF não pode ser alterado, garantindo a segurança do que está sendo enviado. Envie também uma carta de apresentação junto com o arquivo, que pode estar no próprio corpo do e-mail.

Portfólio pode?

Algumas profissões possibilitam que você produza materiais que podem ser apresentados posteriormente como um portfólio. Você não precisa enviar todas as fotos que fez na vida, caso seja um fotógrafo, mas enviar aquelas que acredita serem as melhores junto com o seu currículo é totalmente válido. Isso se aplica a outras profissões. Se for enviar por e-mail anexe ao enviar um link ou alguns arquivos que possam ser de interesse do recrutador. Atenção, são alguns arquivos e com o link funcionando.
 
Já sabe como vai fazer seu curriculum vitae agora? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Comentários