Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Cuidando da memória em cinco passos

Anda esquecido? Preparamos cinco dicas para você exercitar sua memória e não esquecer mais nada
Por: 26/04/2017 - 08:00 - Atualizado em: 19/06/2017 - 11:42
Você pode melhorar o funcionamento da mente exercitando-a. Veja estas dicas
Você pode melhorar o funcionamento da mente exercitando-a. Veja estas dicas

*Por Paula Brasileiro

Você anda esquecendo nomes, números de telefones ou informações importantes? Sabia que é possível treinar a sua memória para fazer um melhor uso dela? O cérebro também precisa de exercícios e, em qualquer momento da vida, é possível trabalhar para que o seu funcionamento seja cada vez melhor. Estimulando a sua mente você retarda o declínio cognitivo que acontece com o passar dos anos. Confira algumas dicas para manter sua mente em forma e a memória funcionando.

Inscreva-se no vestibular!

Criar imagens

Associar as coisas a imagens pode te ajudar a memorizar informações. O cérebro lida melhor com imagens do que com dados abstratos. Basta relacionar imagens, que inclusive podem ser criações próprias da sua imaginação, aquilo que se deseja memorizar. Ao criar uma representação forte o bastante o cérebro estará mais apto a armazenar aquela informação.

Compartimentar o cérebro

O seu cérebro pode ser organizado como uma grande escrivaninha cheia de gavetas. Armazenando as informações - e as imagens citadas no ítem anterior - em cada uma delas, te ajuda a organizar os dados e acessá-los de maneira mais fácil quando preciso.

Ginástica mental

O cérebro precisa de exercícios para se manter ativo e com bom funcionamento. Você pode escolher entre atividades como palavras-cruzadas, aulas de um novo idioma ou qualquer outra coisa que estimule o raciocínio. A atividade intelectual melhora a memória e as funções cerebrais.

Atividade física

Mexer o corpo favorece sua saúde de um modo geral. E a saúde mental também está inclusa no pacote. Os exercícios físicos melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro e promovem o crescimento dos neurônios. Além disso, também estimulam as conexões do hipocampo, área responsável pela memória.

Boa alimentação

Um prato balanceado, colorido, e com alimentos saudáveis melhora o funcionamento do seu corpo e mente. Alguns alimentos, inclusive, são bastante indicados para manter uma memória impecável. Morango, linhaça, quinoa, salmão, tomate, uva, chás verde, branco ou vermelho e ovo prometem manter a mente sempre alerta.   

Gostou das dicas? Conta pra gente seu segredo para não esquecer aquela informação importante.

Comentários