Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Cosme e Damião: tradição e sincretismo religioso

Os irmão gêmeos são celebrados nos dias 26 e 27 de setembro
Por: Elaine Guimarães 27/09/2019 - 08:48
RafaelBandeira/LeiaJáImagens

Os dias 26 e 27 de setembro são dedicados a celebrações religiosas em homenagem aos irmãos Cosme e Damião. Os gêmeos de origem árabe, ficaram conhecidos pelos conhecimentos médicos e caridade ao curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Vítimas de perseguição, os irmão foram mortos no ano 300 d.C. 

Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens  no dia 26 de setembro. No entanto, a festa é marcada, no Brasil, pelo sincretismo religioso. 

A mistura de religiões é uma herança da época da escravatura, a qual os escravos, para cultuar suas divindades e enganar os senhores de engenho, começaram a associar os santos do catolicismo aos orixás. Assim, os orixás Ibejis, filhos de Xangô e Iansã e denominados protetores das crianças, foram associados aos santos Cosme e Damião.

Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.

 

Comentários