Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Coordenadora de Enfermagem alerta importância da vacinação da gripe

Campanha teve prazo estendido até meados do mês de junho
Assessoria de Comunicação Por: Bruna Victoria 06/06/2018 - 11:39
Imagem mostra uma pessoa assoando um nariz
O período frio do ano é o que mais registra casos de gripe
Com a chegada do inverno, novas formas do vírus da gripe voltam a circular. Para isso, as campanhas de vacinação todo ano são importantes. A gripe é uma doença que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, pode acarretar complicações maiores como pneumonia. A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, Carla Schubert, esclarece alguns pontos sobre a importância de se prevenir da tão indesejada doença.
 
Segundo a coordenadora, o período frio do ano é o que mais registra casos de gripe. "A doença é mais frequente no frio porque as pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, o que aumenta o risco de infecção, já que é comum que se feche janelas e portas para conservar o calor", explica.
 
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza de 2018, programada para terminar na última sexta-feira (01/06), foi prorrogada por mais 15 dias. A medida foi adotada devido aos impactos da greve dos caminhoneiros no transporte público e no atendimento dos serviços de saúde. Por enquanto, a vacina é distribuída nos postos de saúde aos seguintes grupos: Idosos a partir de 60 anos; Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; Trabalhadores da saúde; Professores das redes pública e privada; Povos indígenas; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto), entre outros.
 
De acordo com Schubert, os grupos de risco são responsáveis por uma estratégia que anula a circulação do vírus entre pessoas mais suscetíveis e torna o combate à doença mais eficaz. “É muito importante que as pessoas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe e outras doenças. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com maior risco de desenvolverem sua forma mais grave”, ressaltou. 
 
Como o melhor remédio é a prevenção, existem algumas regras simples que podem ser adotadas para evitar a gripe, além da vacinação que é a mais eficaz: não manter o contato com pessoas gripadas, evitar locais fechados, investir na vitamina C e evitar as mudanças bruscas de temperatura são algumas das dicas dadas pela professora.
 
Caso seja contaminado pela gripe, as dicas da coordenadora são repouso, boa hidratação e a visita de um médio na persistência dos sintomas. A gripe costuma melhorar espontaneamente após 7 dias. Remédios para gripe, chamado antigripais comuns, ajudam a aliviar os sintomas, mas não agem diretamente sobre a doença, portanto é bom usar com cautela.
 
 

Comentários