Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Contábeis x Economia: conheça a diferença entre as duas ciências

Contador ou economista? Dúvida é freqüente para quem deseja seguir carreira no segmento financeiro. Entenda as principais diferenças entre as profissões
Por: Taísa Silveira 22/11/2017 - 11:41
Contábeis x Economia: conheça a diferença entre as duas ciências/Reprodução/Pixabay
Contábeis x Economia: conheça a diferença entre as duas ciências/Reprodução/Pixabay

Escrito por Rebeca Ângelis

Quem gosta da área de exatas e deseja trabalhar com negócios, incluindo finanças, provavelmente já deve ter tido alguma dúvida em relação à escolha da carreira entre as ciências contábeis e econômicas.

A indecisão entre as duas profissões é freqüente, pois muitas das disciplinas estudadas por ambas se assemelham. No entanto, a divisão de atividades de cada uma torna-se bem específica, fator que as diferem.  Para esclarecer sobre o assunto, elaboramos os principais tópicos acerca dessas funções que vão te ajudar a entender a diferença dessas duas no mercado de trabalho, confira.

Contador

Na ciência contábil, o contador tem como principal objeto de estudo o patrimônio das entidades. Cabe a este profissional realizar medidas quantitativas e qualitativas para interpretar a realidade econômica, financeira, física e patrimonial das entidades.

Por meio de aplicações de ferramentas e técnicas matemáticas, são realizados relatórios, demonstrativos contábeis e financeiros.

Economista

Já na ciência econômica, o economista trabalha na análise de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma sociedade. Por meio da atividade econômica, este profissional estuda a gestão financeira que é aplicada na prática. Em geral, a área da economia se divide em dois grupos:

*Microeconomia- que é voltado para pesquisa de comportamentos individuais

*Macroeconomia- que analisa o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.

Em áreas de atuação, a ciência econômica é aplicada na gestão de variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambientes,cultura, etc.)

Principais diferenças

Apesar de serem similares, em questão da área de exatas, as diferenças entre os dois cursos estão basicamente nos currículos.

No curso de Ciências Contábeis, as matérias tendem a ser mais específicas e apresentam técnicas e metodologias da Contabilidade, como Contabilidade Geral, Internacional e Tributária. O estudante desenvolve uma visão sistêmica e conhece os recursos tecnológicos para sua área, sempre atualizados sobre as mudanças na legislação e normas.

Já no curso de Ciências Econômicas, as matérias se iniciam com mais embasamento em História, Sociologia e Antropologia, no intuito de entender como a sociedade se organiza, produz, até com são distribuídas as riquezas. Dessa forma, os estudantes dessa área passam a entender as relações de agentes como empresas, empresários, trabalhadores e governos, para aplicar seus conhecimentos como profissional mediador da economia.

Mercado de trabalho

Ciências contábeis

Por lidar com questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas, toda empresa precisa de um contador. Na área de ciência contábil existem mais de 40 funções que podem ser exercidas como: Contador pleno, auditor, controle, perito contábil e muitas outras. Além de poder trabalhar para setor público e privado, o contador também pode optar em ser um profissional autônomo e prestar serviços ou consultorias.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o salário de um profissional dessa área é em torno de R$3.989, diante de contratações realizadas entre abril e setembro deste ano.

Ciências Econômicas

A função do economista não é obrigatória em uma empresa, mas quem opta em ter este profissional, ganha um posicionamento mais competitivo no mercado. Quem se forma em ciências econômicas pode atuar em diversos segmentos como:

-Empresas privadas: cria estratégias para posicionamento no mercado.

-Bancos: organiza e analisa os dados financeiros para tomada de decisões.

-Setor Público: atua em cargos ligados a planejamento, gestão orçamentária e auditoria fiscal de órgãos públicos.

-Mercado financeiro: analisa os elementos que ajudam a decidir investimentos e venda de ações nas bolsas de valores.

De acordo com a Fipe, mediante a contratações realizadas entre abril e setembro deste ano, economista tem uma faixa salarial em torno de R$ 5.365, podendo aumentar a depender do nível e conhecimento que a função exige.

E você? Qual das duas profissões mais se identifica? Conta para a gente! Conheça também nosso curso de Ciências Econômicas da UNIVERITAS

 

Comentários