Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça os mitos e as verdades sobre o câncer de próstata

Muitas pessoas, sobretudo aquelas do sexo masculino, têm dúvidas sobre as consequências do câncer de próstata. Incontinência urinária? Impotência sexual? Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o assunto
Por: Taísa Silveira 10/11/2016 - 00:00 - Atualizado em: 24/11/2016 - 14:28
Foto: Divulgação
Saiba o que é mito e que é verdade sobre a doença
Por: Camilla de Assis
 
O câncer de próstata pode ser um grande tabu para muitas pessoas, principalmente para os homens. A doença envolve vários questionamentos, que se relacionam com fatores como hereditariedade, incontinência urinária e impotência sexual. Mas o que é mito e o que é verdade nisso tudo?
 
Para responder as dúvidas sobre o mal que cria 69 mil casos anuais, o urologista e professor da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Tibério Moreno Júnior respondeu algumas questões sobre os mitos e verdades referentes ao câncer de próstata. Confira abaixo:
 
O exame de toque é a única forma de detectar o câncer de próstata?
 
MITO - O toque retal não é a única maneira de detectar o câncer de próstata. “É importante o homem fazer anualmente o exame de toque retal e do exame do PSA [Antígeno Prostático Específico]”, afirma o urologista Tibério Moreno Júnior. O PSA é um exame sanguíneo responsável pela detecção de alterações prostáticas. “Quando a conjunção dos fatores e/ou o toque retal estão alterados, é indicado fazer uma biópsia de próstata, que define se tem câncer ou não”, finaliza o médico.
 
 
PSA baixo significa ausência de câncer, necessariamente? Já o aumento da próstata, é sinônimo da doença?
 
MITO - O paciente pode ter, sim, um PSA baixo e ter um câncer de próstata, bem como ter a próstata grande não significa que o homem possui a doença. “Hiperplasia prostática significa o aumento benigno da próstata, e pode vir associado ou não com o câncer”, afirma. Por isso, é muito importante que seja realizado o conjunto do exame, tanto o toque retal quando o exame sanguíneo.
 
O câncer de próstata é, necessariamente, hereditário?
 
MITO - Na verdade, a maioria dos cânceres de próstata não são hereditários. “São tumores esporádicos, ou seja, qualquer homem pode ter em alguma época de sua vida”, conta o médico Tibério Moreno Júnior. De acordo com o urologista, o câncer verdadeiramente hereditário é aquele que vários membros da família, ao longo das gerações, têm. "E isso não é uma coisa comum”, diz.
 
Muita atividade sexual pode aumentar as chances de câncer de próstata?
 
MITO - Atividade sexual não aumenta a chance de ter câncer de próstata. Há pesquisas que mostram que quanto mais atividade sexual, menos a possibilidade do aparecimento da doença. Entretanto, não há estudos que comprovem a teoria.
 
Câncer de próstata interfere na vida sexual?
 
MITO - O câncer de próstata não interfere na vida sexual masculina. O que pode interferir são as consequências após o tratamento. “Ou seja, quando um paciente com câncer de próstata for operado ou tiver feito radioterapia, ele pode ter disfunção erétil, e isso interferir na vida sexual dele”, aponta o médico especialista.
 
Cirurgia na próstata provoca impotência sexual?
 
VERDADE - O paciente que tiver câncer de próstata e fizer a cirurgia chamada prostatectomia radical poderá, sim, ficar impotente. De acordo com Tibério Moreno Júnior, a chance de ter impotência é 80% para pacientes operados pela técnica aberta. Já o percentual de 40% a 60% de chance de problemas na atividade sexual é para aqueles homens que fizerem a operação chamada prostatectomia laparoscópica. Quem for operado por meio do método robótico poderá ter de 20% a 30% de chance de impotência sexual. 
 
Cirurgia para câncer de próstata causa incontinência urinária?
 
VERDADE - A cirurgia para câncer de próstata pode, sim, causar incontinência urinária nos homens. A chance média gira em torno de 1% a 3%. As operações laparoscópica ou robótica são as melhores técnicas para diminuir o aparecimento do problema.
 
Câncer de próstata afeta apenas homens já idosos?
 
MITO - O câncer de próstata pode acometer qualquer homem em qualquer idade, mas é principalmente a partir dos 50 anos que pode ocorrer a doença. 
 
Ausência de sintomas significa ausência de câncer de próstata?
 
MITO - Ausência de sintomas não significa que o paciente não possua câncer. “Na realidade, a maioria dos cânceres de próstata não dão sintoma algum, então é por isso que o paciente deve fazer o check up anual, independentemente se tem sintoma ou não”, comenta o médico Tibério Moreno Júnior.
 
Vasectomia afeta o risco de câncer de próstata?
 
MITO - Vasectomia não interfere em nada o risco de câncer de próstata. O procedimento é um método contraceptivo consistente na ligadura dos canais deferentes no homem. 
 
A cirurgia da próstata significa a cura do câncer?
 
VERDADE - A cirurgia do câncer de próstata tem a chance média de cura acima de 90%, isso quando a operação estiver indicada para cânceres de próstata localizados. Então, nesses casos, a chance de se livrar do mal é praticamente certa.
 
Previna-se! Procure e indique tratamento urológico.
 

Comentários