Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça ONGs que ajudam pessoas com educação

No Brasil, algumas organizações sem fins lucrativos de diversas partes se dedicam à educação. Confira e saiba como ajudar!
Rebeca Ângelis Por: 04/09/2019 - 17:47

“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. A frase dita pela defensora paquistanesa da educação, Malala Yousafzai, ecoa pelo mundo. É também o que inspira várias Organizações Não Governamentais (ONGs), espalhadas pelo Brasil, a praticarem ações que levam conhecimento e oportunidade para várias pessoas.

Sem fins lucrativos, essas organizações transformam o mundo com educação. Confira e saiba como ajudar!

Associação Vagalume

Localizada em São Paulo, a Associação atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação e cultura. O projeto estimula, principalmente, a leitura, escrita e oralidade. Criada em 2001, a associação já criou 159 bibliotecas e distribuiu quase 100 mil livros para áreas de difícil acesso em todo o país. A organização ajuda cerca de 22 mil crianças, jovens e adultos.

Avante

Criada em 1991, no Estado da Bahia, a ONG Avante – Educação e Mobilização Social desenvolve ações a partir do diálogo direto com a comunidade. Sua dinâmica visa executar tecnologias sociais para disseminar conhecimentos e práticas com grande alcance social. 

Entre as ações, o projeto atua com formações em áreas como mobilização e controle social, agentes culturais, trabalho, além da educação e suas novas tecnologias.

Uerê

Situado no Complexo da Favela da Maré, no Rio de Janeiro, o projeto Uerê trabalha com pedagogia e atende cerca de 430 jovens por ano e mais de 130 mil crianças em outras cidades do país. Trata-se de uma organização-escola que usa metodologia desenhada para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante a traumas e violência.

Instituto Ayrton Senna

Um espaço desenvolve soluções para se obter educação de qualidade nas redes públicas de ensino do Brasil. Assim é idealizado o Instituto Ayrton Senna, criado pelo piloto de fórmula 1 Ayrton Senna. 

A instituição foi criada com o intuito de diminuir as desigualdades sociais por meio da educação de crianças e adolescentes. A partir de parcerias com gestores públicos, educadores e outras organizações, as propostas se traduzem em políticas que já impactam na aprendizagem de até 2 milhões de crianças e jovens por ano, em praticamente todos os estados do Brasil.

Amigos do Bem

Com trabalhos voltados para o Sertão Nordestino, a ONG Amigos do Bem atua acolhendo famílias do Nordeste, em diversos projetos educacionais e autossustentáveis. A ação auxilia mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Cerca de 1,5 mil crianças são atendidas, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. O projeto incentiva, sobretudo, jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no sertão nordestino a conseguirem bolsas de estudos no Ensino Superior.

 
 
 

Comentários