Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça o rosa millennial e harmonize sua decoração interiores

A cor mais pop, não está só nas roupas, mas também na decoração. Confira!
Por: Henrique Nascimento 15/08/2017 - 08:53 - Atualizado em: 30/10/2017 - 15:38
Saiba como usar o rosa no design de interiores/Pantone divulgação
Saiba como usar o rosa no design de interiores

O rosa millennial, inspirado na cor rosa quartz escolhida como uma das cores do ano de 2016 pela Pantone, tem tido espaço crescente na moda, nos cosméticos, utensílios e decorações. Talvez nunca se tenha visto tanto a cor em tantos lugares. Esse tom de rosa desbotado não foi selecionado por acaso pela Pantone e traz com eles alguns significados. Saiba quais são e como funciona a harmonização de cores em designs de interiores.

Inscreva-se no vestibular!

Psicologia das cores
As cores atuam nas percepções sensoriais humanas. Em ambientes interiores,existem cores que quando usadas dão a impressão de que o espaço é maior ou menor. Além disso, cores suscitam sensações diferentes. No entanto, essa relação das cores com as sensações depende do contexto cultural em que a pessoa se encontra, uma vez que em diferentes culturas  as cores podem ter diferentes significados. O preto em culturas ocidentais está relacionado ao luto, já na China está atribuído a confiança e alta qualidade. Ao rosa millennial no ocidente é atribuído o sentimento de nostalgia e o conceito de genderless (agênero).

Escolha de cores do ano Pantone
Desde 1999 a empresa Pantone, especialista em cores, escolhe quais serão as cores do ano seguinte. A escolha não é aleatória, são levados em consideração aspectos do contexto global e social para pensar cores que refletem esses aspectos. A cor escolhida do ano é aderida no design de várias marcas ao redor do mundo. O que não é diferente no design de interiores.

Rose quartz e serenity, cores escolhidas pela Pantone para o ano de 2016/Divulgação

Genderless: repensando o rosa
Com mulheres e homens da geração millennial vestindo o tom rosa millennial, cor comumente relacionada unicamente ao feminino, faz-se uma ligação da cor com a ideia do genderless ou agênero. A cor passa a se representante de uma moda que pode ser usada por qualquer pessoa. De acordo com a Worth Global Style Network, um dos principais indicadores de tendências mundiais de moda, houve um crescimento de 40% de peças em cor rosa dos tamanhos considerados masculinos.

No design de interiores ela também está muito presente. Um destaque recente foi para o restaurante Pietro Nolita, localizado em Nova York, que virou notícia na sua inauguração por ser todo decorado com tons harmônicos de rosa.

Por que harmonizar as cores?
O Institute of Color Research nos Estados Unidos afirma que 62% a 90% das opiniões do nosso subconsciente são baseadas apenas pelas cores. Portanto, ter produtividade, harmonia ou tranquilidade em um ambiente é algo que está ligado diretamente as cores do local em que se está. Uma harmonização de cores bem planejada provocará no indivíduo o que ele realmente precisa sentir ao entrar naquele ambiente de trabalho, que pode ser a produtividade, e em casa pode ser o conforto.

Um designer, assim como um publicitário, precisa saber bem o que cada cor transmite. No curso de Design de Interiores da UNG os alunos participam da disciplina “Psicologia das cores: fatores que influem nas escolhas das cores”. Durante os estudos são abordados temas relacionados a questão mais físicas das propriedades das cores até a relação delas com a comunicação e a memória.

Como harmonizar cores nos ambientes?
É preciso pensar a coloração das paredes para em seguida pensar a cor dos móveis e depois dos objetos, por exemplo. Para os quartos que devem transmitir conforto e calma são indicados tons claros e neutros. Já nas cozinhas a prioridade é para o branco, cor que passa a sensação de higiene. Na sala é possível investir em cores que trazem personalidade para o espaço.

A indicação mais comum é pensar em tons neutros como base para as paredes, deixando os tons de destaque para móveis e objetos de decoração específicos. O rosa millennial é mais indicado para dar cor a quartos e salas. Além de nostalgia, a cor também pode trazer a sensação de tranquilidade e conforto, estando associada a objetos e decorações minimalistas. A harmonização pode ser feita com cinza e tons terrosos. Podendo ser utilizada tanto em objetos menores como almofadas quanto em uma parede completa do espaço.

Deseja ser bem sucedido profissionalmente decorando ambientes? Inscreva-se no vestibular do curso de Design de Interiores da UNG!

Comentários