Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Conheça mulheres que se destacaram na carreira e ajudaram a desenvolver melhorias na engenharia

Conheça algumas mulheres que se destacam na carreira e honram a profissão!
Por: 23/06/2022 - 08:23
A engenharia espacial é um dos ramos da carreira. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

A engenharia é uma profissão renomada e com alto reconhecimento, seja por sua vasta utilidade para a humanidade, ou seja pelos grandes feitos alcançados por engenheiros em todo o mundo. No entanto, pouco se fala, historicamente, das mulheres que fazem parte do rol de destaques para a categoria. No dia 23 de junho se celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, e aproveitando a data, vamos apresentar aqui algumas mulheres importantes para os avanços da área.

Existem muitas mulheres engenheiras?

Essa pergunta pode pegar algumas pessoas de surpresa, mas o número de mulheres engenheiras vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), houve um crescimento de 42% no registro de 2016 para 2018, indo de 13.772 para 19.585 cadastros no período. Em 2019 o número total de engenheiras era de 196.372. A alta procura mostra que o estigma de que o curso é exclusivamente masculino cai por terra ano após ano. Conheça agora algumas engenheiras de destaque em diversos campos.

Enedina Alves Marques

Nascida em Curitiba (PR) em 1913, ela se formou aos 32 anos, em 1945, na  Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná. Enedina se destaca pela época em que começou a carreira, os preconceitos que teve de enfrentar. Ela ficou conhecida como a primeira mulher engenheira no Paraná e a primeira engenheira negra no Brasil. Alguns dos seus feitos mais importantes são: Plano Hidrelétrico do Paraná; aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu; Colégio Estadual do Paraná; e Casa do Estudante Universitário de Curitiba.

Nadia Ayad

Seus pais são de origem sudanesa, mas Nadia nasceu no Brasil, assim como seus irmãos. Seu destaque na engenharia se dá pela vasta formação acadêmica que vem tendo desde quando ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2011. Após a graduação, além de ter participado do programa Ciências Sem Fronteiras em 2014 e 2015, ganhou em 2016 o prêmio internacional Global Graphene Challenge Competition. Já em 2017 foi agraciada com uma bolsa para estudar Bioengenharia, na Universidade da Califórnia. Nadia ganha destaque na lista por fazer parte da nova geração de engenharias brasileiras que têm potencial para alcançar grandes feitos nos próximos anos.

Priya Balasubramaniam

Indo para o ramo das tecnologias, um exemplo que a carreira possui é o de Priya, indiana, formada em engenharia mecânica pela Universidade de Bangalore, no sul da Índia. Seu atual papel, desde 2014, é o de vice-presidente da Apple, tendo como foco as operações de tecnologias principais e as operações de iPhone. Em 2017 ela foi reconhecida em 4º lugar na lista das “39 mulheres mais poderosas em 2018”, da revista Business Insider.

Ayah Bdeir

Libanesa, formada pela Universidade Americana de Beirute e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Bdeir é também inventora. Ela criou uma linha de peças de montar, no estilo Lego, que une a imaginação com o ensino sensorial. Um dos seus reconhecimentos mais recentes foi ter sido listada pela BBC no rol das 100 mulheres mais influentes de 2019, além de ter sido inserida no Hall da Fama de negócios globais da Junior Achievement.

Juliana Coelho

E mais uma brasileira participa da nossa lista, para fechar com chave de ouro. Juliana Coelho, 32, é engenheira e pós-graduada em petróleo e gás, e atualmente é a head global do modo de produção da Stellantis, grupo automotivo responsável pela Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, entre outras grandes marcas. Coelho é a mulher mais jovem que alcançou o cargo na história da multinacional, e se destaca não só por seus conhecimentos técnicos e experiência profissional mas também por suas habilidades de liderança.

Agora que você conhece um pouco dessas histórias inspiradoras, que tal dar uma chance para a carreira de engenharia e ser um destaque na carreira? Confira aqui sobre os cursos de engenharia elétrica, mecânica e civil. Na Univeritas Digital você encontra essas e outras graduações!

Comentários