Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça mulheres negras inspiradoras na tecnologia

Comemoramos o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha enaltecendo as contribuições transformadoras que só existem por conta das mentes brilhantes de mulheres negras no mundo
Por: 25/07/2022 - 10:49 - Atualizado em: 25/07/2022 - 10:52
Conheça mulheres negras inspiradoras na tecnologia
Aos 67 anos, Marian Croak segue como forte referência na área tecnológica | Foto: Women in Technology International

Escrito por Maya Santos

 

Quando pensamos em tecnologia a figura feminina, talvez, não seja a primeira a enxergarmos, pois durante muito tempo apenas os homens ocuparam esse lugar de destaque. Se formos falar de mulheres negras, então, é que os indicativos ficam escassos. No entanto, no mês de julho, em que comemoramos o  Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, iremos enaltecer as invenções transformadoras que só existem por conta das mentes brilhantes de mulheres negras.

 
Gladys West
Foto: Wikipedia

Se hoje você não se perder mais para chegar em locais que você nunca foi, agradeça à programadora norte-americana Gladys West, mais conhecida como a “mãe” do GPS. 


Nascida no Condado de Dinwiddie, em 1931, Gladys nunca teve interesse em plantações de algodão ou tabaco, que era o trabalho de seus familiares e amigos. No entanto, ela tinha a convicção de que pela educação ela deixaria o campo e alçaria voos.


No ensino médio, ela se empenhou nos estudos e se formou como primeira da classe, ganhando uma bolsa de estudos na Universidade da Virgínia, onde se graduou em matemática. 


A brilhante programadora também foi a segunda mulher negra a trabalhar na base naval de Dahlgren, por 42 anos, com localização espacial de satélites. Além disso, a mãe do GPS recebeu vários prêmios e foi nomeada diretora do projeto do primeiro satélite a fazer um mapeamento oceanico via radar.

 

Marian Croak

Foto: Women in Technology International


Se hoje você consegue fazer reuniões on-line por plataformas como Meet, você deveria agradecer à cientista da computação Marian Croak. Em 1982, ela ingressou na AT&T e desenvolveu a tecnologia central que torna possível a comunicação por áudio e vídeo pela Internet.


Marian detém mais de 200 patentes, dentre elas a sua patente sobre a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), a qual foi introduzida no National Inventors Hall of Fame. Além disso, Croak foi uma das duas primeiras mulheres negras a receber essa honra, junto com Patricia Bath, outra cientista brilhante que inventou um dispositivo melhorado para cirurgia de catarata a laser. 

 

Shirley Ann Jackson

Foto: Rensselaer Polytechnic Institute


Intitulada, em 1973, a primeira mulher afro-estadunidense a obter um doutorado no MIT, Shirley Ann Jackson realizou pesquisas importantes para a melhoria das telecomunicações. 


O trabalho dela nos deu a oportunidade de usar recursos como chamada em espera e identificador de chamadas. Além disso, também o desenvolvimento de discagem em telefone analógico, aparelhos de fax portáteis e os cabos de fibra óptica que fazem suas chamadas telefônicas de qualidade a longa distância.

Nascida em  Washington D.C, a física recebeu a Medalha Nacional de Ciências (ciências físicas) de 2014 e atualmente é a décima-oitava presidente do Instituto Politécnico Rensselaer.


Gostou de conhecer mulheres negras que desenvolveram tecnologias pertinentes para nossa sociedade? Identificou-se com uma delas ou, quem sabe, todas elas? Sente que tecnologia é sua praia e ficou mais interessada? 


Se sua resposta foi sim para todas as perguntas, as formações em Carreiras em Tecnologia podem ser realmente o que você procura. Venha para a UNINABUCO Digital e passe a ser uma das mulheres negras que mudam o mundo por meio da tecnologia.

Comentários